Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Como "No coração de uma mãe, cabem todos e em qualquer momento", também cabe a preservação do ambiente, a sustentabilidade e a defesa do planeta Terra. Por isso, este desafio lançado à famílias foi tão importante, pois para além de se estimular a criatividade, a partilha e a interação em família, também se falou da reciclagem, da separação de resíduos, da função dos eco-pontos e acima de tudo porque devemos reutilizar. Em família também se aprendeu algo em defesa do ambiente, e no fim, surgiram corações tão diferentes mas todos tão bonitos e cheios de amor.
EB da Ventosa - Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo
Projeto ECO ESCOLAS Edição 2020
Este ano fomos desafiados a participar em mais um projeto promovido pela Tetra Pak Portugal SA em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa. Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo” consiste numa atividade que visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak, no ecoponto amarelo e que para a qual fomos desafiados a
a construír um coração original (e predominantemente amarelo) com embalagens da Tetra Pak, tendo como mote o "Dia da Mãe”.
Tendo em conta que atualmente vivemos uma situação de pandemia devido ao COVID 19, pelo que nos que nos encontramos todos em casa, o desafio que lançámos aos nossos meninos foi um bocadinho diferente… em vez de um coração (que não conseguiríamos fazer todos juntos) fazermos um MOBILE DE CORAÇÕES AMARELOS!
Após a leitura da história “Coração de Mãe” de Isabel Minhós Martins, e de relembrarmos algumas questões importantes relativas à reciclagem e à importância da separação do lixo nos devidos eco pontos, pedimos ao grupo que cada um construísse um coração especial para lembrar o dia da mãe.
Foram dadas todas as diretrizes contidas no regulamento e cada criança juntamente com a sua família deu largas à imaginação e criou o seu coração.
A proposta será que quando tudo isto acabar e voltarmos à normalidade do nosso dia a dia em sala de jardim, possamos juntar todos os corações e formar o nosso mobilie de corações amarelos.
Aqui fica o registo da vivência desta atividade e alguns dos corações das 25 crianças do Grupo 5 do JI da Ventosa.
Certos que estamos ansiosos por juntá-los todos num só coração!!!
Até lá…
Educadora Vera Quintans