Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
As mães devem apoiar sempre os filhos, tanto nas boas escolhas como nas más. Nem que para isso tenham de andar de um lado para outro como as borboletas. Mesmo que tenham pouco tempo de vida como as borboletas. Mas enquanto cá andarem são sempre belas como as borboletas.
Depois de dar a conhecer o regulamento da atividade “Sim, no Dia da Mãe, o Coração é Amarelo” a Professora Teresa Brioso, de Educação Tecnológica, e membro do Conselho Ecoescolas, incentivou os alunos do 7º A a recolherem embalagens da marca Compal e rolhas de cortiça, uma vez que a região de Santa Marta de Penaguião é uma zona vinhateira. Estes materiais foram também recolhidos com a ajuda da Coordenadora do Programa Ecoescolas, professora Berta Fernandes, até ao final do mês de fevereiro. A partir daí o coração começou a ser elaborado por alguns alunos da turma A do 8º ano. Os alunos começaram por desenhar e recortar em cartão um coração, que depois foi coberto por rolhas de cortiça, previamente pintadas com tinta amarela. Para a colagem das rolhas foi usada a pistola de cola quente. De seguida abriram com o x-ato as embalagens da marca Compal posteriormente limpas com um pano húmido pela Assistente Operacional. Mais tarde com a colaboração da Professora fizeram um desenho modelo em cartão em forma de borboleta, e recortaram-no. Depois usaram esse molde para fazer os desenhos nas embalagens da marca Compal e recortaram-nos com a tesoura. A decisão dos alunos fazerem recortes em forma de borboleta deve-se ao facto de a mãe ser a pessoa que está sempre presente e que se desdobra para apoiar os seus filhos, anda sempre de um lado para o outro como uma borboleta, que são sempre bonitas. Daí ser o coração revestido com “borboletas”, símbolo do amor e da beleza.
Antes de se ter dado a interrupção das atividades letivas, devido à pandemia do Covid-19, os alunos já tinham começado a colar as “borboletas” nas rolhas de cortiça para decorarem o coração. O resto das “borboletas” foram coladas no início do mês de maio pelas professoras Teresa Brioso e Deolinda Pinto, ambas docentes da disciplina de Educação Tecnológica e membros do Conselho Ecoescolas. As docentes também acrescentaram um suporte feito em cartão na parte de trás do coração, para este ficar de pé, possibilitando assim, a sua exposição na sala de convívio dos alunos quando eles retornarem à Escola. Com a ajuda destas duas docentes, ficou assim concluído, o coração em homenagem a todas as mães, da Escola Básica de Santa Marta de Penaguião.