Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Plano de pormenor de um dos lados do coração, onde é visível a marca Compal, os símbolos Tetra Pak, o símbolo FSC, bem como as frases alusivas ao Dia da Mãe.
Colagem dos símbolos da Tetra Pak no coração amarelo com cola quente.
Colagem dos pedaços (quadrados/retângulos) de embalagens da Compal no coração amarelo também com cola quente, aplicando a técnica do mosaico.
Colagem das letras prateadas (MÃE) e da flor (pétalas prateadas e tampa) e no coração, com a cola quente
O verso do coração, onde se vê os corações mais pequenos unidos a este, por fios prateados.
"Mãe é equilíbrio", "Mãe é sustentabilidade".
Era suposto que os alunos da turma tivessem feito este trabalho na sala de aula, na disciplina de Educação Tecnológica, mas devido à situação atual de Pandemia do COVID 19, tal não se proporcionou. Tiveram, pois, que elaborar o coração em casa, durante as sessões assíncronas da disciplina acima referida.
De entre outros trabalhos, este foi o selecionado, tendo em conta os requisitos pretendidos.
A autora foi a aluna Maria Carolina Silva do 5ºD, que começou por juntar as embalagens da Compal e cortá-las em pequenos quadrados/retângulos.
Em seguida, desenhou e recortou um coração numa cartolina amarela e colou de um lado e do outro um coração de cartolina esponjosa amarela (musgami) ao qual começou por colar, com cola quente, os símbolos da Tetra Pak.
Os pequenos recortes das embalagens foram sendo colados, também com cola quente, aplicando a técnica do mosaico que aprendeu nas aulas de Educação Visual. O coração foi decorado com esta técnica de ambos os lados.
Após estar todo preenchido, a aluna colou, num dos lados, as frases alusivas ao dia da Mãe e o símbolo FSC e, do outro, colou uma flor feita com pétalas recortadas, aproveitando a parte prateada das embalagens e uma tampa de plástico retirada também das embalagens. Ainda com o mesmo material, recortou letras e colou-as formando a palavra MÃE.
Para finalizar o trabalho, a aluna pendurou vários corações mais pequenos, feitos com os mesmos materiais e unidos por fios prateados.