Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O nosso Coração Amarelo reflete várias mensagens implícitas relativas ao Dia da Mãe e Sustentabilidade. Relativamente ao Dia da Mãe, utilizámos a Flor como simbologia desta data, implicitamente dizendo que todas as mães são flores e por ser um presente usualmente oferecido neste dia. Para além disso, foi uma atividade realizada com a participação efetiva das mães das crianças. A flor surge também como associação ao nascimento/crescimento dos filhos (florescer da natureza), tendo sido utilizadas, para além das amarelas, flores brancas como simbologia da pureza e inocência das crianças.
Relativamente à Sustentabilidade, realçamos a importância da plantação (neste caso, de flores) para a sobrevivência ambiental (são flores com raiz, que serão devidamente regadas). Para além disso, foi um trabalho realizado com materiais reutilizáveis/naturais. Destaca-se a importância da cor amarela como simbologia do eco-ponto a utilizar para reciclar os pacotes Tetrapak.
O nosso Coração Amarelo surge com a união de vários vasos de flores construídos com pacotes da Compal, sendo as suas flores que pintam o nosso coração de amarelo.
A realização desta atividade já se iniciou após o encerramento das escolas, o que dificultou a sua produção. Não obstante, em colaboração estreita com uma Encarregada de Educação (que reside próxima de mim), conseguimos que todas as crianças da sala dos 5 anos do nosso Centro Infantil (14 no total) participassem no processo. Foi uma tarefa muito árdua, uma vez que tivemos que levar parte do coração porta a porta, a cada uma das crianças (sempre com 2m de distância entre nós). Desta forma, não foi possível englobar o contributo material das crianças das restantes salas do jardim de infância que, porém, acompanharam todo o processo por informação on-line.
Assim, inicialmente, eu, Educadora da Sala dos 5 anos, juntamente com a Encarregada de Educação (e familiares de ambas) juntámos os pacotes de Compal necessários à execução do trabalho. Lavámos os pacotes, cortámo-los e levámos às casas das crianças, juntamente com uma flor amarela ou branca (por nós adquiridas), sendo que cada criança plantou a sua flor na sua casa, juntamente com a sua mãe. Conseguimos assim, que todas as crianças participassem, bem como as suas mães, tornando o nosso coração efetivamente um coração relativo ao Dia da Mãe.
De seguida, foi necessário recolher todos os “vasos” e colá-los, formando o nosso Coração Amarelo. Achámos que ficaria fantástico como um vaso suspenso e adaptamo-lo a tal. Foram então colocadas as plaquinhas (símbolos Tetrapak e FSC colados em palhinhas), como se de um jardim verdadeiro se tratasse.
Foi um trabalho simples, que nos deu um prazer imenso desenvolver, devido às circunstâncias vividas. Embora não fisicamente, foi possível juntar as crianças da sala dos 5 anos do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha novamente.
Obrigada!