Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica de Monte (Fafe)

Memória descritiva:

Descrição do trabalho:
Este trabalho foi feito com base na recolha de embalagens da Tetra Pak da marca Compal. Esta recolha foi feita ainda em tempo de aulas depois de uma sensibilização para a colocação correta dos resíduos nos respetivos ecoponto, incidindo sobre os resíduos que devem ser colocados no eco ponto amarelo, nomeadamente estas embalagens. Apelamos ao não desperdício e à reutilização de materiais que supostamente vão para o lixo.

O material utilizado foi:
Embalagens da Tetra Pak da compal;
Cartão;
Tinta amarela;
Pincel;
Cola;
Agrafador;
Tesoura;
Fio/cordel;
Luzes natalícias.

Concretização do trabalho:
Apesar deste projeto ter sido iniciado em casa, devido ao encerramento das escolas, tivemos que nos reorganizar o dar-lhe continuidade em casa, para ser desenvolvido em contexto familiar. Assim foi…
O material que se encontrava na escola foi entregue à família que se disponibilizou a colaborar com esta iniciativa. A partir daí foi criada a ideia e procedeu-se à sua concretização.
Como o tema era um coração fizemos um caixilho com mini corações onde se salienta a marca Compal, o selo da Tetra Pak, o símbolo FSC, não esquecendo a cor amarela como base, que foi feita recorrendo à pintura com tinta “amiga do ambiente”.
Para dar utilidade ao trabalho desenvolvido, resolvemos transformá-lo num candeeiro de luzes de presença, que poderá estar em qualquer canto da casa de modo a transmitir um ambiente caloroso. Para isso, utilizamos luzes natalícias que toda a gente tem por casa.
Por fim, procedeu-se à elaboração de uma mensagem que juntamente referisse o amor pela nossa mãe assim como o amor que devemos ter pela natureza “Cuidar da Natureza é cuidar do coração de Mãe”. Esta mensagem foi escrita no centro do coração e posteriormente coberta por cordel. Além desta mensagem escrita queríamos passar a ideia de que por vezes, com materiais, neste caso do ecoponto amarelo podemos fazer coisas novas e bonitas usando a nossa criatividade, daí o coração da mãe ser amarelo.



Escola Básica do Monte- Agrupamento de Escolas de Fafe
Professora coordenadora: Cristina Alves
Projeto desenvolvido em família.