Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Assim como uma MÃE partilha o seu amor com cada um dos seus filhos. Todos temos de explorar os recursos de forma sustentável, para que a nossa geração e as gerações vindouras tenham também acesso aos mesmos recursos. Promover, participar ou implementar uma economia circular é um passo fundamental, daí a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar.
O desafio foi lançado, desta vez à distância, e os nossos alunos abraçaram-no com entusiasmo. É certo que se tornou mais complicado pela inexperiência de ambas as partes: dos alunos e dos professores, em colocar dúvidas e em orientar ao longo do processo da criação do coração amarelo.
O trabalho, que em contexto de sala de aula real acontecia com naturalidade na partilha de sugestões e propostas, aconteceu mais individualmente, mas de forma igualmente positiva, pois permitiu uma maior autonomia por parte dos alunos, e os resultados foram fantásticos.
Todos arregaçaram as mangas, pegaram nas embalagens tetra pack, e deram “asas“ à imaginação. Surgiram respostas muito diversificadas e interessantes, tendo sido de difícil escolha o que iria representar a nossa escola. Assim, após análise detalhada de todos os trabalhos, a seleção caiu sobre o coração que, tanto professores como alunos, consideraram o mais original na forma como foi apresentado e no simbolismo inerente.
A aluna Inês Martins Ribeiro, nº7 do 6ºC1 concebeu uma instalação no espaço do jardim da sua residência utilizando várias embalagens tetra pack que organizadas formam um coração. Depois realizou silhuetas de pessoas em material tetra pack revestido de cartão pintado em amarelo que colou sobre o coração. Esta foi a alternativa que a aluna encontrou, uma vez que, o resultado da pintar diretamente sobre a embalagem Tetra Pak não lhe pareceu ser a melhor solução!
As figuras representam a população no seu vai vem do dia a dia, mas desta vez assentes num coração que simboliza a Terra, que tem que ser partilhada por todos e com amor. Assim como uma MÃE partilha o seu amor com cada um dos seus filhos.
As figuras giram todas num ciclo que tem como centro os símbolos da tetra pack e da FSC® (esta última a certificação que permite saber que a madeira utilizada no fabrico do cartão das embalagens da Tetra Pak é de florestas geridas de forma responsável do ponto de vista económico, social e ambiental). Em suma, a sustentabilidade deve ser assumida, cada vez mais, por todos os habitantes do planeta.