Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
“Ao proteger a natureza, protejo a minha Mãe!”
Memória descritiva
No âmbito do programa Eco-Escolas foi-nos apresentada a proposta a concurso: “No Dia da Mãe o Coração é Amarelo”. Atividade promovida pela Tetra Pak Portugal SA, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, que visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak, no ecoponto amarelo.
Informámos os nossos alunos acerca do concurso e respetivo regulamento e estes, de imediato, acharam a ideia bastante interessante e apelativa, decidindo participar. Vendo a satisfação e entusiasmo dos discentes, iniciámos então o trabalho, pois várias ideias iam surgindo. Partindo de um diálogo sobre os gostos e preferências das nossas mães, não estava fácil decidir, pois os gostos são diversificados. Apercebemo-nos, que havia algo em comum,” joias”. São elementos que criam brilho e fascínio, aos olhos de quem as vê. Após várias sugestões, pensamos num coração, que fosse, ao mesmo tempo uma caixa, onde pudéssemos guardar a joia mais preciosa “A nossa Mãe”, associando-a à Mãe Natureza.
Nasce então a ideia de construir um coração tridimensional, que sugerisse uma “caixa presente” para guardar e proteger o tesouro mais valioso, que possamos admirar e mimar. O tesouro seria um outro coração, mais pequeno (joia), com a palavra “Mãe” e uma frase alusiva à proteção da Mãe e da Natureza, que com a força de uma mola, ao abrir a caixa, a joia “Mãe” saltasse, para enaltecer a sua força, sua proteção e o seu amor. Esta seria a nossa “caixa presente”, o coração, predominantemente amarelo e dividido em duas partes, com a capacidade de se poder abrir e fechar e o coração pequeno em forma de joia, guardado dentro, como uma bonita e surpreendente surpresa, impulsionado por uma mola.
Depois da ideia idealizada, iniciou-se a concretização do trabalho no início do mês de março, com a recolha de embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, identificadas com o respetivo selo. Entretanto, tivemos que fazer uma pequena pausa para nos dedicarmos à prenda do Dia do Pai, que se aproximava a passos largos. No dia treze de março, devido à Covid 19, as escolas encerraram e a preocupação foi enorme. Como poderíamos dar continuidade ao nosso projeto e logicamente, como o iríamos terminar? Novamente, metemos mãos à obra e solicitamos a ajuda de uma Encarregada de Educação, que com a sua Educanda, terminassem o trabalho, a qual se prontificou de imediato.
E assim a nossa ideia ganhou forma e o trabalho apareceu, luminoso como o sol, banhado a carinho e imaginação de Mãe. Porque juntos somos capazes e juntos damos conta, que tudo é possível, quando a boa vontade impera em nós e naqueles que nos cercam.
Materiais:
- Cartão (de uma caixa velha)
- Lápis
- Pacotes de sumo Compal da Tetra pak
- Cola normal UHU
- Cola quente e pistola
- Corda sisal
- Mola
- Cartolina amarela
- Tinta amarela(spray)
Intervenientes: Os alunos, professores da escola e uma Encarregada de Educação.
Metodologias: desenhar, recortar, pintar e colar.
1- Recolher e limpar os pacotes de sumo Compal;
2- Recortar dois corações de 40cmx40cm (aproximadamente) e quatro tiras de 20cm de cartão rígido.
3- Colar, com cola quente e ajuda de um adulto, as tiras na base de cartão.
4- Pintar, com spray, o coração amarelo.
5- Desenhar, recortar e colar, corações amarelos, vários tamanhos, onde no mais pequeno se escreve a palavra “Mãe”.
6- Colar, com cola quente e ajuda de um adulto, a corda sisal à volta da caixa, para decorar.
7- Escrever no fundo da caixa a mensagem “Ao proteger a Natureza, protejo a minha mãe!”.
8- Com cola quente colar, no centro, uma mola e em cima da mola, os corações amarelos feitos anteriormente.
9- Desenhar, corações e flores nas embalagens da Compal com os símbolos da Tetra Pak, recortar e colar na tampa da caixa, onde bem no centro se cola o símbolo.