Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
"Coração de Mãe vital adoçado só com extrato de Compal".
O “Coração amarelo” que construímos representa uma mãe a proteger o seu filho. A palavra proteção está ligada à palavra mãe e, como uma mãe protege o seu filho, também a embalagem Tetra Pak "Protege o que é bom". Reciclando estamos a contribuir para nossa proteção, para a proteção do ambiente e para a melhoria da sustentabilidade.
A aluna Lara Carolina Rodrigues da turma 6ºD, do Agrupamento de Escolas de Real, participou na atividade “Coração Amarelo” “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, projeto que foi divulgado pelos coordenadores do Eco-Escolas. Decidiu construir o seu “Coração Amarelo” com a ajuda da sua mãe. O projeto teve várias fases, que estão relatadas pela própria aluna.
“Começamos por juntar as nossas ideias e depois recolhemos todo o material necessário, como: cola quente, tintas, cola, cartão reaproveitado, lápis, impressão de uma imagem, tesouras, pincéis e o máximo que conseguimos aproveitar de 30 embalagens Tetra Pak da Compal. Escolhemos uma imagem de uma mãe a proteger o seu filho no colo, porque achamos que a palavra proteção está ligada à palavra mãe e também à embalagem Tetra Pak que "Protege o que é bom" como uma mãe protege o seu filho. Quando conseguimos todo o material passamos ao recorte do molde da imagem em dois tipos de cartão (fino e grosso) que a minha mãe trouxe do supermercado onde trabalha. Lavamos bem e secamos as embalagens da Compal e, de seguida, recortamos o máximo de partes com a cor amarela e alguns elementos como corações, símbolos FSC, símbolos Tetra Pak da marca compal e palavras que consideramos importantes para que o nosso coração ficasse muito original e também que obedecesse ao regulamento. Tivemos a ideia de modelar rosas porque é uma flor que os filhos oferecem muito às suas mães no Dia da Mãe e, por isso, simboliza o amor.
Para que o nosso coração tivesse muita cor amarela pintámos as rosas e alguns dos elementos recortados das embalagens. Como era importante que se notasse bem a imagem da mãe com o seu filho no colo decidimos aproveitar as tiras que sobraram da elaboração das rosas para marcar os contornos da imagem com tubinhos de cartão. Por fim, colamos as rosas pintadas e os restantes elementos recortados das embalagens até preenchermos toda a imagem. Debruamos toda a imagem com os símbolos FSC e os da Tetra Pak. Os olhos da mãe foram feitos com duas tampas das embalagens que foram recortadas até parecerem olhos fechados. Também aproveitamos os morangos para representar o coração da mãe e do filho. Aproveitamos alguns símbolos, imagens e palavras das embalagens e construímos a seguinte frase: "Coração de Mãe vital adoçado só com extrato de Compal". Para nós esta frase quer dizer que este coração ficou mais doce aos nossos olhos por ser feito com aproveitamento de embalagens Tetra Pak da Compal.
Para mantermos um coração saudável devemos beber sumos saudáveis e de preferência os sumos da Compal adoçados com stevia, que são os nossos preferidos”.
Nós sentimo-nos muito felizes com o resultado deste trabalho, divertimo-nos muito e jamais vamos esquecer o Dia da Mãe do ano de 2020, porque apesar de estarmos em quarentena, sentimos que estamos cada vez mais unidas e que nos protegemos uma à outra. Reciclando cuidamos do ambiente e promovemos a sustentabilidade. E eu tenho a certeza que tenho a melhor mãe do Mundo.”