Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

Com três letrinhas apenas Se escreve a palavra mãe É das palavras mais pequenas Que o mundo tem.

Memória descritiva:

Face ao encerramento das escolas, enquanto medida de prevenção tomada pelo Governo, para conter a propagação do novo coronavírus, houve a necessidade de alterar as estratégias de forma a dar continuidade a um trabalho que já tinha sido iniciado no âmbito da sensibilização para a importância da recolha seletiva das embalagens no respetivo ecoponto. Após o desafio proposto pelo Programa Eco Escolas e pela Tetra Pak Portugal SA para construir um coração com embalagens da Tetra Pak - “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo” -, a turma do 6º F, constituída por 28 alunos com uma média, de idades de 11 anos, colocou mãos à obra. A turma, já sensibilizada para a reciclagem, fez a recolha de embalagens necessária para dar vida ao projeto. Na concretização da técnica “entrelaçar papel/ embalagens” para realizar o coração foram visionados vídeos. Os alunos, depois de entenderem e treinarem com papéis diferentes, começaram a preparar as embalagens. Após espalmadas, os estudantes recortaram dois quadrados, de modo a utilizar essencialmente a cor amarela, a marca Compal, o selo: Tetra Pak, e ainda o cinzento do interior das embalagens. Procedeu-se ao corte dos quadrados em tiras, as quais foram posteriormente entrelaçadas. Para completar o trabalho - e porque nem sempre foi possível utilizar embalagens com predominância da cor amarela -, foram escolhidos outros materiais reutilizáveis dessa cor, como lãs, cordéis e papéis/ revistas. Inspirados na quadra de Heloísa Cid, que fala do significado do Dia da Mãe, (pode ser lida abaixo), os alunos refletiram sobre a necessidade da proteção do mundo através da reciclagem, nomeadamente de embalagens.
Como este trabalho foi realizado à distância, depois de executado, foi fotografado e enviado para o email da professora de Educação Visual. A fase seguinte foi a montagem de um coração com as fotografias dos trabalhos dos alunos, através de um programa de edição de imagem.