Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1/JI de Vale do Côvo (Marco de Canaveses)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

Para confecionar esta prendinha “Coração Amarelo” este aluno reuniu e uniu a sustentabilidade (através da reutilização de embalagens e redução de consumos), criatividade e capacidade artística expressas através do “Coração amarelo, que quadro tão belo” como o intitula o aluno dizendo ainda que “a cor amarela transmite a ideia de LUZ, ALEGRIA e ENERGIA, que é tudo o que a MÃE é, sempre”.
Sim, todas as mães sustentam em si e no seu coração a necessidade de impulsionarem os seus filhos para a VIDA, dando-lhes energia, transmitindo segurança e bem-estar e isso é alegria. Todos sabemos que uma mãe é o timoneiro do barco, é a LUZ da sua CASA. Em particular, nesta fase de Pandemia COVID 19 em que as mães se desdobram em múltiplas tarefas merecem mais que nunca uma sentida homenagem. E que melhor homenagem que a simbologia de um quadro, uma pequena, mas grandiosa obra de arte.

Memória descritiva:

Nesta época em que todos estamos confinados a um espaço interior, a nossa casa, e simultaneamente apelamos a sentimentos como: solidariedade, perseverança e esperança, as prendinhas são, certamente, um alento para qualquer coração, mais ou menos amargurado. Sem poder sair de casa e com o comércio encerrado nada melhor que propor aos nossos alunos que presenteiem as suas mães com uma prenda muito especial: uma prenda que reúna o melhor de cada filho e represente o melhor de cada mãe.
As regras do concurso foram apresentadas aos alunos das turmas da Escola EB1 de Vale do Côvo, através de email e os seus Encarregados de Educação foram sensibilizados para a participação num concurso interno, primeiro por turma e posteriormente por escola, para que fosse apurado um trabalho que representaria a escola neste concurso.
Estas ideias serviram de base para o início do trabalho. Assim, este trabalho nasce da necessidade de criar um coração, predominantemente amarelo, que tivesse um caráter utilitário e pudesse servir até, quem sabe, de presente exatamente no Dia da Mãe. Cada professor selecionou o trabalho da sua turma, e por escola selecionamos o trabalho do José Pedro que representa a turma do 3.º Ano e agora toda a escola.
Desta forma, os materiais utilizados foram: pacotes de cartão Tetra Pack (Compal), cartão de uma embalagem de cereais, restos de fitas e rendas de uma fábrica de confeções e cola. Os pacotes foram sendo colados pelo aluno usando a sua criatividade e gosto pessoal. No fim, as fitas e rendas deram-lhe um toque requintado e amoroso.
Assim nasceu o “Coração amarelo, um quadro belo”. Sendo a nossa escola amiga do ambiente os alunos deram, seguindo as orientações do concurso, prioridade ao material reciclável, reutilização de materiais e redução de materiais ao mínimo.