Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
A mensagem escolhida foi a seguinte: A Terra é como uma mãe para nós! Se cuidarmos dela colhemos o que precisamos para comer!
Sem ela nós não podemos viver nem adquirir a nossa cultura. Queremos a nossa floresta, a água, e o material para o nosso dia a dia. Também precisamos de terra para cultivar o milho, o feijão, e outros alimentos necessários para a nossa sobrevivência. É da terra que retiramos o nosso sustento, sempre com muito respeito. Deste modo, interagimos com a vida e com todos os seres.
Foi construído uma coração em cartão, com 43 cm de largura e 39 cm de altura. A base do coração foi retirada de uma caixa de cartão . De seguida, aplicou-se "nas costas" do coração rolhas de cortiça cortadas com cola e algumas foram pintadas com cor amarela. O perímetro da parte da frente do coração foi preenchido com rolhas de cortiça e o seu interior com as embalagens da Compal( previamente cortadas).
A principal funcionalidade do trabalho será para servir de moldura numa casa ,e os três corações menores têm como intenção a de colocar as fotografias dos filhos. A par desta situação também está clara uma mensagem que valoriza a nossa Terra e a importância de cuidarmos do nosso planeta.
Na elaboração deste trabalho foi demonstrada a capacidade de reutilização de recursos como por exemplo, a caixa de cartão, as cordas, as rolhas de cortiça e as embalagens da Compal.
As mensagens explicitas são as que aparecem escritas no coração como a frase, e o projeto final. As mensagens implícitas referem-se à forma do trabalho( coração), os três corações menores ( para colocar as fotografias dos filhos), e a cor amarela( que significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria).
Com a elaboração deste trabalho tentou-se relacionar o Dia da Mãe com a tomada de consciência da conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.