Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

Pensamos que o coração selecionado para concurso por esta Eco-Escola transmite-nos de forma implícita/explicita as seguintes palavras-chaves (escolhidas pelo eco-aluno): Flor (1 flor “nasce” no meio do coração dedicada a todas as mães, realizada, a partir de, 1 caixa de ovos), sorriso doce (através do recorte de figuras geométricas das embalagens da marca Compal, forma-se, o sorriso doce da mãe para a Mãe Natureza) e o coração que “Bate muito, quando gosta dos filhos” foi realizado, a partir das embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.
Na nossa opinião, sensibilizámos os nossos alunos e famílias para as boas práticas relativas, à recolha seletiva de embalagens líquidas como resíduos recicláveis e para a sua reutilização criativa.

Memória descritiva:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA – 172388
EB1 nº2 da Quinta do Conde


“Sim, no Dia da Mãe o coração é amarelo”

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Designação da atividade: “Sim, no Dia da Mãe o coração é amarelo”
Escola: EB1 nº2 da Quinta do Conde
Morada: Rua Serra d`Aire, Boa Água, 2975-173 Quinta do Conde
Contactos: 21 2100256
Intervenientes: Desafio lançado às famílias e crianças da sala 11, Educação Pré-Escolar e 3º F do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Comemoração do Dia da Mãe, após a situação de confinamento e o encerramento dos estabelecimentos escolares devido à situação epidemiológica da doença COVID-19.
Atividade a desenvolver: Construir um coração amarelo para o Dia da Mãe construído com embalagens da Tetra Pak da Marca Compal, identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak - Protege o que é bom).

Objetivos:
Participar no desafio: “Sim, no Dia da Mãe o coração é amarelo”
Construir um coração amarelo para o Dia da Mãe com embalagens da Tetra Pak da marca Compal, identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak - Protege o que é bom), tendo como mote “O Dia da Mãe”.
Alertar para a deposição destas embalagens no ecoponto amarelo e ainda para o seu selo/ símbolo FSC®.
Chamar a atenção das famílias, crianças e jovens para a importância da reciclagem e a construção de um futuro mais sustentável;
Sensibilizar a comunidade educativa para a reutilização criativa, divertida e pedagógica de material preferencialmente reutilizado;
Envolver as famílias e as crianças na construção do coração amarelo para o Dia da Mãe.

Metodologia
Para a elaboração do coração a concurso, teve-se em conta, o seu regulamento e a seguinte metodologia: sensibilizar as famílias de ambas as salas para a sua participação neste desafio, através da apresentação e divulgação da atividade, modelo E@D, via Google Classroom e WhatsApp de cada turma. O coração selecionado para concurso por esta Eco-Escola foi realizado pela família Estevens e transmite de forma implícita/explicita as seguintes palavras-chaves: Flor (1 flor “nasce” no meio do coração dedicada a todas as mães, realizada, a partir de, 1 caixa de ovos), sorriso doce (através do recorte de figuras geométricas das embalagens da marca Compal forma-se, o sorriso doce da mãe) e o coração que “Bate muito, quando gosta dos filhos” (palavras chaves escolhidas pelo seu educando). O coração foi realizado, a partir das embalagens da Tetra Pak da Marca Compal.

Materiais utilizados: 4 embalagens da marca COMPAL, as boquilhas das embalagens, 1 garrafão de água de 5 l, 1 caixa de ovos de cartão, 1 jornal, cola, tesoura, 1 embalagem de cereais, pincel e tinta amarela.




Registo Fotográfico do processo de construção do coração


Mote: “O Dia da Mãe”

Materiais utilizados: 4 embalagens da marca Compal, 1 garrafão de água de 5l, caixa de ovos, cola, tinta amarela, tesoura, jornal, etc
Operacionalização do coração amarelo, recorte


Operacionalização do coração amarelo, pintura
verso do coração amarelo, com o sorriso doce da MÃE para a Mãe Natureza
O coração amarelo para o Dia da Mãe

A avaliação da atividade
Pensamos que sensibilizámos as nossas crianças e famílias para as boas práticas relativas, à recolha seletiva de embalagens líquidas como resíduos recicláveis e para a sua reutilização criativa.
Como Eco-Escola cabe-nos influenciar e valorizar as atitudes positivas face ao meio ambiente através de iniciativas como estas, mobilizando a comunidade educativa e em geral para a sua participação.
Acreditamos que, “Pequenas gotas de água, pequenos grãos de areia, fazem o oceano enorme e a terra agradável.” Júlia Carney



EB1 nº2 da Quinta do Conde, 13 de maio de 2020