Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

A Mãe Natureza congratula-se com as manifestações realizadas pelas famílias que, apesar dos constrangimentos atuais, aderiram a esta iniciativa, continuando a lutar pela sustentabilidade da nossa casa, o Planeta Terra!

Memória descritiva:

A Escola Básica e Secundária de Búzio aderiu a esta iniciativa, apesar dos constrangimentos da atualidade. As Coordenadoras do Programa Eco-Escolas desafiaram os alunos a construir um coração amarelo (seguindo as orientações do regulamento), com a ajuda das respetivas famílias, e o colocassem na porta ou na janela de suas casas, no Dia da Mãe. As fotografias dos trabalhos foram enviadas para as coordenadoras, juntamente com a respetiva memória descritiva. De todos os trabalhos foi selecionado aquele que satisfazia melhor o regulamento do concurso.
O Coração Amarelo foi construído utilizando os seguintes materiais: Embalagens Tetra Pak da marca Compal; Resto de cartolina usada; Stick de cola quente; Resto de fio de lã amarelo; Cola de dupla face; Um raminho de flores de giesta amarela; Tesoura; Régua; Lápis e borracha.
Este coração foi construído por um aluno do 6º ano, com a ajuda da família. “Começamos por desenhar o coração num resto de cartolina (escrita de um lado), medindo e ajustando o tamanho do desenho (aproximadamente 49cm). Depois recortamos o coração e colamos, com cola quente, as embalagens Tetra Pak da Compal, previamente abertas, de modo a forrar todo o coração de cartolina. Recortamos o excedente das embalagens para ficar com a forma do coração. Com o resto das embalagens Tetra Pak da Compal recortamos letras, para formar a palavra MÃE, e corações pequenos. Com um fio de lã amarelo penduramos o coração na porta da entrada de casa e com fita-cola de dupla face, colamos as letras, formando a palavra MÃE, por cima do coração. Colamos também os corações pequenos à volta do Coração principal”.