Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB Torrinha (Porto)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

O Cartaz continha a mensagem explicita, alusiva ao Dia da Mãe "Adoro-te Mãe" e foi um bom exemplo de como com alguma criatividade e originalidade, podemos construir bonitos cartazes, e enviar bonitas mensagens, a partir da reutilização de embalagens da Compal.

Memória descritiva:

Memória Descritiva
Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, decidimos inscrever a Escola da Torrinha e o seu Jardim de Infância, na atividade “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”.
A atividade promovida pela Tetra Pak Portugal SA em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, visava reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak, no ecoponto amarelo.
Após a inscrição da Escola na atividade, enviamos o regulamento do concurso a todos os docentes titulares de turma, para iniciarmos a recolha de embalagens da Compal, para cada turma construir o seu coração.
Como a partir do dia 13 de março, face à pandemia do coronavírus, as Escolas foram encerradas, a atividade continuou a ser divulgada de forma virtual.
Assim, as coordenadoras do Projeto, com o aproximar da celebração do Dia da Mãe, enviaram novamente, via email, a todo o corpo docente o regulamento do concurso.
As docentes que tinham criado salas virtuais, tais como classroom, partilharam a atividade no steam da turma e aguardaram serenamente o envio de fotografias dos trabalhos.
Ao reunir as fotos dos trabalhos, verificamos que a generalidade dos alunos fez os corações com embalagens da Tetra Pak, mas nem todos tiveram o cuidado de selecionar exclusivamente embalagens da Compal.
Face ao exposto, decidimos selecionar e submeter a concurso o cartaz que reunia mais condições do regulamento.
O cartaz selecionado, conforme regulamento, tem cerca de 50 cm, tem uma mensagem explícita relacionada com a celebração do Dia da Mãe e foi construído com materiais reciclados como: cartão, embalagens da Compal e fio amarelo.
Com criatividade, originalidade e sentido estético, o cartaz foi construído por um aluno do 3.º ano, com ajuda da sua família, mediante as orientações que a professora titular de turma enviou pelo classroom e de acordo com o regulamento do concurso.