Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro (Aveiro)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

Para festejar o “Dia da Mãe”
Um lindo coração amarelo fiz
Embalagens Tetra Pak reutilizei
Deixando a minha mãe feliz.

Memória descritiva:

Este projeto permitiu o envolvimento de toda a comunidade educativa. Alunos e respetivas famílias estiveram juntos na recolha da matéria–prima, embalagens da Tetra Pak da marca Compal, necessárias à realização deste projeto. Este trabalho conjunto possibilitou uma maior consciencialização de todos para a necessidade de reutilizar e reciclar, bem como valorizar a máxima: “Do velho fazer Novo”.
Este trabalho desenvolveu-se de acordo com as seguintes etapas:
1ª ETAPA – Apresentação do desafio aos alunos
Apresentação do desafio e sensibilização, mais uma vez, para a importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra PaK, no ecoponto amarelo, já prática comum na nossa escola;
2ª ETAPA – Debate de ideias
Troca de ideias, em grande grupo, sobre o projeto a desenvolver, tendo em conta o regulamento apresentado;
3ª ETAPA – Seleção do projeto
Foi decidido construir uma jarra, em forma de coração, utilizando várias técnicas;
4ª ETAPA - Construção da estrutura da jarra
Utilizou-se uma embalagem da Compal de 1 litro para a estrutura e construíram-se dois corações com papel cavalinho que posteriormente foram forrados com embalagens da Compal e colados com cola líquida de tubo. De seguida, os corações foram pincelados com cola branca dos dois lados para dar mais resistência e isolamento.
5ª ETAPA – Decoração da jarra
Foram desenhadas várias circunferências nas embalagens, previamente abertas, e desenhado um triângulo equilátero inscrito em cada uma delas.
Seguidamente, recortaram-se os círculos e dobraram-se pelas linhas correspondentes aos lados dos triângulos, ficando a parte de fora do triângulo para a colagem. Colaram-se vários grupos de cinco círculos. Foram também desenhados corações pequenos, dobrados ao meio e colados em grupos de três para decorar o centro do coração. O trabalho foi construído tendo o cuidado de aproveitar as zonas das embalagens onde predominava a cor amarela.
Procedeu-se de seguida à pintura, tendo-se utilizado a técnica do esponjado com guache amarelo misturado com um pouquinho de cola branca para dar mais brilho.
Por último, colou-se peça por peça com cola termofusível, tendo-se obtido o trabalho final.
Os alunos revelaram muito interesse e empenho por todas as atividades desenvolvidas no decurso do projeto. Com a realização deste projeto tiveram a possibilidade de desenvolver o sentido estético, a criatividade e a consciencialização para a importância da reutilização de materiais, tendo permitido ainda o desenvolvimento de múltiplas competências, nomeadamente: desenhar, traçar, recortar, dobrar, colar e pintar.