Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

*

Memória descritiva:

Memória descritiva
Materiais usados
Embalagens Tetra Pak de compal 1L, cola quente, restos de tecido, tinta amarela

Metodologia
O desafio foi lançado aos alunos numa aula de cidadania e desenvolvimento, apresentando o projeto, o regulamento e discutido como se poderia construir um coração, sendo um presente para o DIA da MÃE.
O nosso trabalho foi organizado a partir de um diálogo sobre os gostos e preferências das nossas mães. Chegamos à conclusão que adoram flores e caixinhas. A partir daí pensamos num coração que fosse ao mesmo tempo uma caixa, tal como o coração da mãe que guarda lá dentro muitas coisas. Como as aulas foram suspensas, o trabalho teve de ser autónomo.
A tarefa foi desenvolvida pelas únicas duas raparigas da turma do 9ºC. Uma optou por criar uma caixa para joias e a outra esta caixa de costura, que a turma escolheu numa aula online apresentar a concurso.
O trabalho foi realizado a partir de caixas de compal de litro. Foi recortado um coração para a base, de seguida foram recortadas tiras que foram coladas na base na vertical. Aplicando a técnica de entrelaçado foi construído o coração. A tampa foi recortada, colando o encaixe lateral. O interior da caixa foi forrado, de seguida utilizando restos de tecido foram criados dois espaços para guardar botões, uma pequena almofada para as agulhas. A tampa foi decorada construindo flores através da separação do papel da embalagem, de modo a ficar mais fino e fácil de trabalhar. Desse modo a oferta de um ramo de flores. A outra metade foi decorada com corações recortados, predominantemente amarelos, de modo a refletir o imenso amor da MÃE.
No centro da tampa, um coração pintado de amarelo e com uma mensagem para a mãe. Na tampa destaca-se ainda uma mensagem relacionada com o período atual que se vive e destacam-se ainda os símbolos da Tetra pak e da Compal.
A caixa transformou-se num lindo coração, que para além de ser construída com materiais reutilizados visa promover a recuperação de roupa.