Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
"O ensino vêm de casa. O ensino vai até casa." O contributo para a sustentabilidade está em cada um de nós e está em pequenos gestos, aqueles que as mães ensinam e aqueles que os nossos filhos nos ensinam, pois aprenderam na escola. Não é necessário um grande gesto para comemorar o dia da Mãe, aliás este ano, aquele abraço ficou por dar mas aquela prenda feita com amor e carinho, em que reutilizamos os materiais, foi a melhor prenda que o meu filho me deu.
Neste trabalho usamos os seguintes materiais: embalagens TetraPak da marca Compal, cola quente, saco de serapilheira e uma caixa de cereais.
Começamos por fazer uma recolha na escola das embalagens ainda no decorrer do 2.º período. Como o coração tinha de ter a cor predominante amarelo, iniciamos o corte das embalagens pelas zonas amarelas (laranjas) das mesmas. Decidimos qual a mensagem implícita a conter no coração e decidimos por uma mãe a segurar o seu filho bebé nas mãos. No cabelo da mãe, optamos pelo laranja e no contorno do bebé usamos o amarelo. Para fazer o contraste entre a face da mãe e a zona central do coração, fizemos um recorte e por detrás aplicamos mais embalagem de cor amarela/laranja. Fizemos o mesmo procedimento para todo o contorno do bebé, de forma a salientar a sua forma. O coração em si tem as seguintes dimensões: 20 cm de largura e 31 cm de altura.
Por fim, e tendo em conta a sua utilidade, decidimos fazer um quadro com o coração. Para tal, usamos um saco de serapilheira, a fazer de tela, onde colamos o coração e a alça do saco serve para pendurar. O quadro tem as seguintes dimensões: 40 cm de largura e 46 cm de altura.