Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)

Mensagem do dia da Mãe e contributo para a sustentabilidade:

O dia da mãe também é da Mãe Natureza.
Respeita o que ela te dá, preserva a sua beleza.
Viver de um modo sustentável, é a nossa maior riqueza.

Memória descritiva:

Na primeira fase de operacionalização deste projeto, o desafio foi lançado a todas as turmas do 2.º ciclo e do 3.º ciclo e foi aceite por algumas turmas que, entretanto, fizeram a recolha das embalagens tetrapak da Compal, no bar da escola e em suas casas.
A planificação e elaboração dos trabalhos iniciou antes da decisão de se fechar as escolas devido à pandemia Covid-19. No entanto, a incerteza inicial relativa à duração do confinamento, fez com que a maioria dos alunos deixasse os trabalhos na escola. Por esse motivo, e pelo facto de ser mais difícil a supervisão por parte dos docentes, o número de trabalhos concluídos foi bastante inferior ao inicialmente previsto. Ainda assim, registou-se a receção dos trabalhos finais de cerca de 20 alunos, essencialmente do 7.º ano.
O trabalho final foi selecionado por um júri composto pela Presidente do Conselho Eco-Escola (uma aluna do 12.º ano), por dois alunos (do 2.º ciclo e do 3.º ciclo), pelas professoras coordenadoras do Programa Eco-Escolas e pela professora de Educação Visual que orientou os trabalhos dos alunos envolvidos.
O trabalho apresentado a concurso foi elaborado recorrendo apenas a cola e a recortes das embalagens tetrapak da compal, evitando, assim, o uso de outros materiais não reutilizados. Na perspetiva deste aluno, apesar de, globalmente, o seu trabalho não ter a cor amarela como dominante, o “seu” coração só evidencia materiais que correspondem a resíduos que seriam depositados no ecoponto dessa cor.
Todos os trabalhos produzidos no âmbito deste projeto serão divulgados nos canais do agrupamento, nomeadamente, na página Instagram “Eco Influenciadores”, criada no âmbito 5.ª Edição do Eco Parlamento e do projeto “Jovens Influenciadores – Plano Santos Simões.