Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Relativamente ao trabalho produzido, no âmbito do Dia da Mãe, aqui apresentado, consideramos estarem a ser transmitidas diversas mensagens alusivas ao dia comemorativo, nomeadamente a oferta de uma flor, pois todas as mulheres/mães gostam de receber flores, esta com uma característica especial uma vez que as suas pétalas são em forma de coração, representando assim o amor existente entre qualquer filho(a) e respetiva mãe. O facto de esta flor ser efetivamente perfumada, dado o cuidado em selecionar/cortar partes de revistas de cosmética com aromas de perfumes, assim como imagens das respetivas flores utilizadas na sua produção, também confere uma sensibilidade própria que satisfaz todas as mães.
Durante a realização do trabalho, a aluna consciencializou-se da importância da deposição das embalagens no ecoponto amarelo, assim como do contributo da reciclagem para a sustentabilidade do nosso PLANETA que é ÚNICO!
Tendo em consideração o regulamento estabelecido para a atividade “Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, promovida pela Tetra Pak Portugal SA, em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Equipa Eco-Escolas da Escola Básica André de Resende lançou o desafio a diversas turmas da escola (segundo e terceiro ciclos), tendo apenas três alunas manifestado interesse em participar, o que veio a verificar-se! Atendendo ao facto de apenas poder ser submetido um único trabalho, por escola, a equipa atrás referida, selecionou o trabalho efetuado pela aluna Margarida Zambujo, n.º 21, do 6.º Ano, Turma F.
Todas as alunas que participaram na atividade, de imediato começaram a recolher embalagens Tetra Pak da Marca Compal, identificadas com o selo “Tetra Pak – Protege o que é bom” e o símbolo FSC®, quer em casa, quer junto dos professores e assistentes operacionais da escola, nomeadamente das responsáveis pelo Bar. Tendo a atividade como mote o “Dia da Mãe”, a aluna idealizou uma flor (prenda muito oferecida nestes dias comemorativos), de aproximadamente 50 cm de largura/altura, com pétalas em forma de coração. Atendendo à situação delicada que o mundo inteiro atravessa, em termos de saúde pública, devido ao surto de COVID-19, o que levou ao encerramento das escolas, o projeto realizado pela discente desenvolveu-se exclusivamente em casa, sendo acompanhado pelos professores coordenadores do Programa Eco-Escolas, via plataforma Teams (em utilização no Agrupamento).
Assim, de acordo com o planificado, a Margarida iniciou o trabalho desenhando a flor numa base de cartão – caixa de pizza de tamanho grande, recortando duas flores de tamanhos iguais: uma para servir propriamente de flor e outra, sobreposta, simulando as folhas.
Seguidamente, através de recortes das embalagens recolhidas, em “forma de escamas”, forrou todas as pétalas (em forma de coração) sobrepondo-as umas às outras. Para a parte inferior das pétalas, e dando a ideia de folhas, a aluna recortou pequenos círculos verdes, de diversos tons, de inúmeras revistas de cosmética que tinha em casa, tendo, inclusive tido o cuidado de selecionar, também, partes da revista com aromas de perfumes (zonas em que basta esfregar com o dedo, levando à libertação de fragrâncias) assim como das respetivas flores utilizadas na sua produção. Estes círculos verdes foram sendo colados, de forma sobreposta, na parte inferior da flor, simulando assim, os tons verdes das folhas.
Para a parte central da flor, foram utilizadas caixas de ovos de codorniz (transparentes) que através de diversos cortes se transformaram em pequenas flores, as quais foram pintadas em dois tons de amarelo. No centro destas flores utilizaram-se algumas purpurinas. Estas pequenas flores foram coladas na zona central da flor maior. Como retoque final, foi efetuado um pequeno rebordo quer nas pétalas, quer nas folhas, com cola quente amarela e verde, respetivamente. Por fim, toda a flor foi “salpicada” com algumas purpurinas brilhantes que aderiram à “prenda do dia da mãe.”
Atendendo ao referido anteriormente, como materiais utilizados neste projeto são de referir os seguintes: caixa de cartão (pizza), caixa de ovos de codorniz, colas, tintas acrílicas, revistas de papel e muitas, muitas embalagens Tetra Pak da Marca Compal recolhidas. Desta forma, a Margarida construiu uma enorme flor, que ofereceu à sua mãe, desenvolvendo assim a sua criatividade e originalidade, obedecendo ao regulamento estipulado para o passatempo, não ultrapassando as dimensões estabelecidas.
Por fim, é de referir que o trabalho elaborado será dado a conhecer à comunidade escolar através da sua afixação na escola, aquando do regresso dos discentes ao estabelecimento escolar.