Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Mãe, princípio de tudo e sinónimo de amor.
Sustentabilidade é a chave para a sobrevivência da humanidade no planeta Terra (Wellisson Rodrigues).
A comunidade educativa do Centro Escolar salgueiro Maia - Santarém, na sequência do trabalho, no âmbito do programa Eco-escolas, que está a ser desenvolvido, abraçou com todo o entusiasmo e empenho mais um desafio: “Sim, no dia da mãe o coração é amarelo”.
Desde o início do ano letivo, que houve por parte da escola um trabalho de sensibilização, que teve como mote o alerta para a redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem, valorizando a separação dos resíduos e sua deposição nos respetivos ecopontos. Por isso, convidar os alunos a participar neste projeto fez todo sentido, pois deu-se importância à deposição seletiva das embalagens Tetra Pak, no ecoponto amarelo. Os alunos criaram um coração amarelo, como forma de aliar o amor pela sua mãe ao amor pela mãe natureza.
O trabalho desenvolvido com os alunos decorreu em casa, motivando também a família para as questões da separação correta dos resíduos. Muitas crianças aderiram a este projeto e foram criadas diferentes propostas de corações.
No trabalho selecionado, a aluna utilizou, cola, sobras de placa eva e reutilizou embalagens da Tetra Pak Compal, identificadas com o selo: “Tetra Pak - Protege o que é bom”. Este trabalho foi realizado pela aluna em à família, que comemorou o dia da mãe com amarelo.