Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Trabalho final
Estudo de distribuição dos diversos elementos
Estudo de disposição dos diversos elementos
Coração tetra pak COMPAL
Base do trabalho final
Trabalho Final PDF
"Mãe para o mundo tu és apenas uma mãe, mas para mim és o MUNDO"
“SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO PARA QUEM AMA A MÃE NATUREZA!”
O Conselho Eco Escolas da Escola Básica 2, 3, prof. Mendes Ferrão, Coja, do Agrupamento de escolas de Arganil, decidiu participar no desafio tetra pak - “SIM, NO DIA DA MÃE O CORAÇÃO É AMARELO, PARA QUEM AMA A MÃE NATUREZA!”, na tentativa de promover cada vez mais, em toda a comunidade educativa, a consciência e importância para a prática de separar todos os resíduos, nos respetivos ecopontos, contribuindo assim para a melhoria do nosso planeta, conservando os recursos naturais.
O primeiro passo foi a recolha de pacotes Tetra Pak na comunidade educativa, da marca COMPAL, através da sensibilização dos alunos para trazerem para a escola o material base para a concretização deste desafio. Devido ao COVD19 e ao estado de confinamento da população estudantil, o coração amarelo foi construído individualmente à distância com recurso a embalagens tetra pak que cada discente tinha em casa. No processo de realização e construção estiveram envolvidos os alunos do 5º ano de escolaridade. Para além do material base, embalagens tetra pak, utilizaram outros papéis, colas e materiais riscadores. Da distância se faz perto, não física mas colaborativa e de partilha, os alunos enviaram os seus corações, com as mensagens que acharam importantíssimas, homenageando as suas mães. A compilação das imagens e a base do coração foi realizada com a colaboração da coordenadora do eco escolas e diretora de turma destes alunos, em consonância com os gostos pessoais de cada discente, e de acordo com a DAC – Os Guardiões do Planeta (Eco escolas e Compostagem orgânica).
Mesmo à distância, a construção do coração com embalagens tetra pak, contribuiu para a consolidação de todo o trabalho de sensibilização para o aproveitamento e reutilização de diversos materiais, continuando a reforçar a sensibilização dos nossos alunos para os aspetos ambientais. Os discentes demonstraram-se trabalhadores, empenhados e persistentes na preparação e produção dos seus corações. Todos os envolvidos consideraram que o trabalho efetuado foi o possível devido à pandemia, ficando com pena de não ser aberto à comunidade educativa, como estava planeado inicialmente, considerando que o produto final, com os constrangimentos que estamos a passar, atingiu os objetivos e que o Coração amarelo esteticamente ficou criativo e diferente.