Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
5- Pintura e mensagens Numa videoconferência a aluna que decorou mostrou o coração e em conjunto decidimos que o podíamos pintar de amarelo e que cada um proporia uma mensagem.
6- Coração do Luís É importante valorizar a iniciativa de cada um, que transmite sentimentos porque este tempo de isolamento serviu também para aproximar mais pais e filhos
1-Leitura da atividade na página do Eco-Escolas- Procuraram a página do Eco-escolas, pesquisaram a atividade e avaliaram da sua exequibilidade e dos materiais que iriam ser necessários. Foi tomada a decisão pelas duas turmas.
2- Fase de separação e recolha das embalagens de COMPAL e início de recortes-os alunos mobilizaram-se em casa para arranjar os materiais necessários.
3- Fase de elaboração- Elaborada a base do coração usando restos de cartolina e cartão de caixas de sapatos, já em casa uma aluna começou a decoração
4- Coração pronto. Já parecia um coração compal. A 2.ª fase estava pronta . Faltava torná-lo amarelo e a mensagem
«Eu amo a mãe como a natureza porque nos dão tudo o que precisamos. Cuidemos delas com AMOR»
Este trabalho começou com a leitura da proposta da atividade pelos alunos na página do Programa Eco-Escolas. De seguida fizemos o levantamento dos alunos que bebiam sumos Compal e falamos um pouco da qualidade dos mesmos e da necessidade de começarmos a guardar as embalagens vazias.Entretanto Começamos a pensar no coração e como o íamos fazer. Quando as escolas encerraram, em Ovar, ficamos mesmo confinados em nossas casas, no nosso concelho e isso limitou um pouco o trabalho. No entanto, após o desconfinamento em Ovar, dois alunos, em tempos diferentes foram à escola e levaram o coração e as embalagens para concluir o coração, usando também outros adereços. Numa das videoconferências com os alunos foi pedido para comporem uma mensagem e foram escolhidas oito. Entre todos aproveitou-se uma e, em conjunto compôs-se a nona. Um aluno autonomamente também tomou a iniciativa de construir com a ajuda da mãe um coração para a mãe, iniciativa que, neste tempo, que já começam a desmobilizar, temos de valorizar.