Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
“De todas as mães a Natureza é a mais bela. Reciclando, ajudamos a cuidar dela”
Memória descritiva do projeto:
O projeto foi desenvolvido na EB 2,3/S de Oliveira de Frades.
A coordenadora do projeto é a Professora Carla Rosa.
Todas as atividades foram delineadas em articulação com o grupo disciplinar 240.
Inicialmente, o projeto foi pensado para ser desenvolvido em todas as turmas do 6.º ano, num total de 95 alunos com idades compreendidas entre os 10 anos e os 12 anos. Duas das turmas (6.º B e 6.º C) fariam trabalho em grupo, com alunos de ambas as turmas, em horário letivo coincidente. Esta estratégia, enquadra-se na Flexibilidade Curricular, nas novas formas de ensinar/aprender.
Depois, fazer-se-ia um concurso para selecionar o “melhor” trabalho, tendo em consideração o regulamento.
O estado de emergência e a confinação não permitiram a aplicação desta estratégia.
Como continuar um trabalho, que requeria a orientação do professor no manuseamento de diversos materiais, técnicas e utensílios? Como o fazer no ensino à distância?
Houve necessidade de reformular e, sobretudo, dada a importância deste concurso, desistir não foi o nosso lema. Foi proposto aos alunos trabalho individual, enviando semanalmente fotografias das diferentes fases do projeto.
Fases do projeto:
1- Recolha de materiais.
Foi difícil, uma vez que muitos dos alunos não tinham o principal elemento – embalagens da compal, mas mesmo assim continuaram o desafio, podendo recorrer aos mais diversos materiais/embalagens que tinham, inclusive de outras marcas.
2- Registo de duas ideias de formas de coração e elaboração de uma listagem de material.
3- Seleção de uma ideia. Estruturação do processo de construção.
4- Construção do Coração.
Resultaram muitos trabalhos interessantes, criativos, com qualidade técnica e recursos materiais diferentes.
5- Utilizou-se a Plataforma TRICIDER, para votação. O Trabalho com maior número de votos não reuniu os critérios indicados no regulamento do concurso, pelo que se selecionou outro.
O trabalho vencedor pertence ao aluno Santiago Tavares Lobo de Sousa (11 anos), N.º17 do 6.º D.
Memória descritiva da trabalho vencedor:
A forma do coração, obtida pelo cruzamento de duas embalagens simbolizam a simplicidade da natureza.
Os materiais que utilizei, representam outros elementos essenciais à vida:
- o arame ondulado – os raios solares;
- as missangas amarelas – as sementes;
- as embalagens Tetra Pak da compal – o papel da reciclagem na necessidade da proteção do ambiente e na necessidade de evitar o desperdício.
Assim, “De todas as mães a Natureza é a mais bela. Reciclando, ajudamos a cuidar dela”.