Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
MÃE,
Sabes que és a melhor Mãe do Mundo?
Quero que tenhas uma vida maravilhosa com a família, cheia de saúde e amor!
Beijinhos da tua filha Lara.
Contributo para a sustentabilidade: reutilização de materiais – embalagens da Tetra Pak da marca Compal e tampinhas de plástico; predominância da cor amarela para lembrar que é a cor do ecoponto onde estes materiais devem ser colocados para reciclagem e assim contribuirmos para a sustentabilidade ambiental.
Em janeiro de 2020, a escola decidiu participar neste desafio e foi feita a inscrição dentro do prazo estabelecido. Pretendia-se, na altura, que fosse construído um coração em cada turma, dos quais seria selecionado um, por votação, para o concurso.
No entanto, devido à interrupção das aulas em consequência da pandemia causada pelo Covid – 19, não foi possível a concretização dos projetos inicialmente traçados.
Então, perante a possibilidade de o coração ser construído em família e estando já os alunos sensibilizados para a participação no concurso, embora em moldes diferentes, a Coordenadora Eco-Escolas desafiou-os a realizarem o trabalho individualmente e o desafio foi aceite por alguns.
Por ser o que está mais de acordo com o que é definido no regulamento do concurso, foi selecionado este trabalho, um quadro com porta lápis para oferecer à mãe, que apresenta simultaneamente a função decorativa e a funcional, realizado pela aluna Lara Sofia Casinha, da turma do 3º A, representante da turma no Conselho Eco-Escolas.
Materiais utilizados:
- cartolina amarela;
- embalagens vazias da Tetra Pak da marca Compal;
- tampinhas de plástico;
- lápis de grafite;
- marcadores;
- cola;
- tesoura.
Processo de construção:
- Lavagem das embalagens vazias.
- Desenho do coração na cartolina e recorte.
- Recorte dos seguintes elementos: selo da Tetra Pak, símbolo SFC, palavra Compal.
- Desenho e recorte das letras para formar a palavra MÃE.
- Recorte de uma embalagem para construir o porta lápis.
- Ensaio estético e colagem dos elementos no coração.
Professoras dinamizadoras do projeto:
Maria Rosalina Rocha (Coordenadora Eco-Escolas)
Patrícia Lucas Antunes (Professora de Artes Visuais)