A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB Torrinha (Porto)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

Memória Descritiva
“A Minha Mãe É Uma Flor!”
No âmbito do Projeto Eco-Escolas inscrevemos a EB Torrinha- Agrupamento Rodrigues de Freitas- no desafio “A Minha Mãe é Uma Flor”; Para Quem Ama a Mãe Natureza.
A atividade promovida pela Tetra Pak Portugal SA em parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, visa reforçar a mensagem acerca da importância da deposição seletiva das embalagens da Tetra Pak, no Ecoponto Amarelo; informar e sensibilizar sobre a importância da reciclagem como o 3 R; informar sobre o significado do selo FSC e apelar à reutilização de materiais.
Após a inscrição da Escola na atividade, apresentamos o desafio aos alunos da turma do 1º B, para que, ao comemorar o “Dia da Mãe”, refletissem sobre a importância de amarmos e protegermos a Mãe Natureza.
Assim, aproveitando as atividades do “Dia da Mãe”, que decorreu no dia 5 de maio, a professora titular da turma do 1.º B em colaboração com o professor de atividades de AAAE (AEC), sensibilizaram os alunos a recolherem embalagens da Compal, para com elas construir uma flor.
Fomentando a criatividade, originalidade e sentido estético, conforme definido no Regulamento do concurso, os alunos construíram uma flor de cor predominantemente amarela, conforme registo fotográfico, nos moldes e dimensões sugeridas no desafio.
Uma flor muito especial feita pelas mãos pequenas das crianças que com entusiasmo trouxeram as embalagens dos deliciosos sumos de fruta que a Compal vai buscar à Mãe Natureza. Para além das embalagens foram ainda usados outros materiais que tínhamos em sala de aula, como: tinta amarela, caixas de papelão, cola e uma cana.
Os alunos foram fantásticos! Planificaram a flor, cortaram os pedacinhos das embalagens com as quais fizeram as bonitas pétalas, pintaram e “plantaram” a flor num papelão para que esta “vivesse” num local da escola onde todos as crianças a pudessem ver e lembrarem-se de Reduzir, Reutilizar e Reciclar os resíduos para protegerem a Mãe Natureza. Protege o que é bom !
A turma do 1º B- EB Torrinha
Porto, 23 de maio de 2024

Idade dos alunos:

6 a 7 anos