A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica de Vilela (Paredes)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

A minha Mãe é uma flor! Para quem ama a Mãe Natureza!
No decorrer dos trabalhos alusivos à comemoração do Dia da Mãe, surgiu o desafio lançado às Eco-Escolas para participar na atividade desenvolvida em parceria com a Tetra Pak e a Compal.
O desafio foi aceite com muito entusiasmo pelas professoras das turmas 2CVA, 3CVA e 3CVC que de seguida lançaram o desafio aos seus alunos. Estes ficaram entusiasmadíssimos com a proposta e começaram a surgir as ideias.
Numa primeira fase, foram solicitadas às mães embalagens da Compal.
Após recolha, procedeu-se à abertura e lavagem das embalagens, seguindo-se o desenho e o recorte das pétalas. Nesta fase, os alunos tiveram a preocupação de deitar os desperdícios no ecoponto respetivo que se encontra na sala.
Era necessário salientar o centro da flor e um aluno sugeriu fazer tiras com cortes e depois enrolar, recordando um trabalho feito anteriormente para o Dia da Mulher.
De seguida, e respeitando a indicação de que a flor deveria ser predominantemente amarela, os alunos sugeriram pintar as pétalas com tinta de água, utilizando restos de esponja que um aluno trouxe. Pintaram ainda o centro da flor, usando a mesma técnica de pintura.
Para completar a construção, uma aluna sugeriu reutilizar duas tampinhas para fazer duas joaninhas simbolizando mãe e filha.
Numa fase posterior, depois da secagem da tinta, e para dar relevo, foram dados uns cortes nas pétalas para sobrepor as partes.
Passou-se à fase da montagem. Para tal, um aluno desenhou um círculo num cartão, com o compasso. Depois foram coladas as pétalas, primeiro as exteriores e maiores (utilizadas as embalagens de 1litro) e depois as mais pequenas.
Ao longo da execução do trabalho foi solicitado aos alunos que pensassem numa frase para se escrever na flor. Em assembleia com as três turmas foram apresentadas as várias sugestões. Após debate sobre algumas ideias, surgiu a frase “Mãe, és flor, raiz de amor e beleza sustentável”. Esta frase celebra a mãe comparando-a a uma flor, simbolizando a sua beleza e delicadeza, a uma raiz pois é a base e a fonte de amor e à beleza sustentável referindo-se a algo duradouro e profundo.
Por fim, procedeu-se à escrita da frase seguindo as sugestões apresentadas.
Salienta-se que foram cumpridas todas as regras do concurso. Em especial, a utilização das embalagens da Tetra Pak da marca Compal, conforme solicitado, a cor predominantemente amarela da flor e as dimensões que não ultrapassam os 50 cm de largura e 50 cm de altura.
Em todo o trabalho, houve um grande empenho dos alunos e uma valorização da importância de reutilizar materiais visando uma política de sustentabilidade.
Assim como a Mãe é uma flor que embeleza e enriquece a vida, a reciclagem é a prática que sustenta e preserva a beleza do nosso planeta para as gerações futuras.

Idade dos alunos:

7,8 e 9 anos.