A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

No âmbito do projeto Eco-Escolas, a turma 4.ºA da Escola Básica da Quinta do Vieira, constituída por 20 alunos que amam a Mãe Natureza, respondeu com dinamismo ao desafio “A Minha Mãe é uma Flor” e deitou “mãos à obra”.
Através desta iniciativa foi proposta a criação de uma flor, em tons de amarelo, em que se utilizassem as embalagens da Tetra Pak da marca Compal, bem como outros materiais recicláveis.
Os objetivos da atividade incluíam chamar a atenção para a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, promover o debate e a capacidade de planeamento e organização, estimular a criatividade, dinamizar o espírito de cidadania, desenvolver a educação artística e fomentar a avaliação crítica.
O projeto iniciou-se com o debate de propostas sobre o modelo a realizar. Depois da escolha feita, reuniram-se os materiais necessários, ou seja, as embalagens de Compal destinadas à reciclagem sendo que, nesta etapa, contamos com a colaboração de todas as turmas da escola. Seguidamente, procedeu-se ao recorte das “pétalas” da nossa flor e à colagem das mesmas numa base em cartão reciclado, de modo harmonioso. Para salientar e reforçar a importância da cor amarela no que concerne à reciclagem de resíduos, pintaram-se algumas pétalas de amarelo e, no centro da flor, foram coladas algumas tampinhas amarelas, também elas destinadas ao ecoponto amarelo.
Depois de tanto amarelo, foi hora de se apreciar o trabalho final e constatar que sim, correspondeu plenamente às expectativas.
Todas as crianças adoraram a iniciativa e compreenderam a importância de estarem mais atentos aos símbolos usados nas embalagens, estando mais conscientes de que algumas escolhas, apesar de simples, podem contribuir mais assertivamente para a proteção do nosso planeta.

Idade dos alunos:

9 / 10 anos