A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

No âmbito do desafio lançado às Eco-Escolas, em parceria com a Tetra Pak, Compal e na comemoração do Dia da Mãe foi lançado o mote aos alunos do 10ºVD para idealizarem e elaborarem uma flor, reutilizando as embalagens da Compal e outros materiais reutilizáveis. Assim e conforme o regulamento do desafio “A minha Mãe é uma Flor!”, com grande entusiasmo os alunos lançaram mão à obra e começaram a recolher as embalagens, lavando, cortando e recolhendo os símbolos obrigatórios da embalagem Compal e da Tetra pack “protege o que é bom”, bem visíveis nas pétalas da flor.
De seguida passou-se ao recorte, colagem e montagem da flor. Alternando embalagens de compal, com restos de cartolina amarela. A base da flor, onde se colaram as pétalas, foi recortada em cartão de caixa do ecoponto papel e cartão. Para além da montagem das pétalas, construídas alternadamente com embalagens de Compal e cartolina amarela. Após a colagem das pétalas, fizeram-se os arranjos finais, com os símbolos, pequenas flores e borboletas recortadas nas embalagens Compal.
Num verdadeiro espírito de trabalho colaborativo, os alunos construíram frases apelativas e dedicadas à mãe. A frase vencedora foi: “A minha mãe é uma flor, a mais bela da natureza.” A frase lema foi colocada nas pétalas da flor, com letras douradas e a palavra mãe, em madeira, oferecida por uma mãe que trabalha em artesanato de madeira.
A flor esteve exposta na biblioteca da escola, após tirada foto com a turma que a construíu.
No decorrer da Semana do Ambiente (de 17 a 24 de maio), em parceria com a autarquia, o primeiro dia foi dedicado à reciclagem, a flor foi exposta na mostra/exposição conjunta dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito do Programa Eco-Escolas e está patente para toda a comunidade na Junta de Freguesia de Vilela.
Foram cumpridos todos os requisitos do regulamento como a utilização das embalagens dos sumos Compal da Tetra Pak, conforme solicitado, a cor predominantemente amarela da flor, lema/frase motivadora e as dimensões que não ultrapassam os 50 cm de largura e 50 cm de altura. Para a execução deste trabalho foram utilizados os seguintes materiais: embalagens de sumo da Tetra Pak da marca compal, dos lados exterior e interior, tesoura, cola quente, moldes diversos, cartolina reutilizada de cartazes e letras douradas. Ao longo do processo, os alunos demonstraram criatividade, cooperação, empenho e sensibilização de toda a comunidade escolar na valorização da importância da reutilização criativa de materiais, visando uma política escolar de sustentabilidade, sem necessidade de se gastarem novos recursos.

Idade dos alunos:

Entre os 16 e 18 anos