Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 Octávio Duarte Ferreira (Abrantes)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

Escola Básica e Secundária Otávio Duarte Ferreira
Professora coordenadora: Teresa Mendes
Turma: 9ºI (12 alunos)
Idade média 14 anos

Lançou-se o desafio de a escola participar no concurso “No Dia da Mãe o Coração é Amarelo”, à turma 9ºI.
Uma das tarefas a realizar era decidir como fazer o coração! Alguém referiu que tinha uma caixa guardada em forma de coração de um perfume que lhe tinha sido oferecida há já bastante tempo. Foi decidido entre o grupo, revestir-se essa caixa com papel autocolante amarelo, já que é importante reutilizarmos materiais. Decidiu-se fazer este trabalho dedicado à mãe Terra! O nosso relacionamento com o mundo natural, do ar que respiramos, à água que bebemos, do solo que produz o nosso alimento, a saúde da humanidade depende da saúde da Mãe Terra! No entanto, parecemos inclinados à sua destruição. Devemos acabar com as guerras implacáveis e sem sentido contra a natureza. Temos as ferramentas, o conhecimento e as soluções. Mas temos de acelerar o ritmo!
Depois de muita pesquisa, percebemos que a Compal preocupa-se em minimizar o nosso impacto no ambiente e inclusive revela dicas de que forma cada um de nós pode contribuir para um planeta mais sustentável. A mensagem da Compal “O amanhã importa” é muito relevante e pertinente! Percebemos o empenho da Compal, na boa seleção de frutas e vegetais, no apoio à agricultura sustentável, na transformação responsável, na escolha de embalagens amigas do ambiente e no apoio à comunidade que faz questão de fazer! Assim escolhemos imagens que foram retiradas de pacotes da Compal que achamos relevantes para mostrar o empenho desta empresa, na defesa da sustentabilidade, que conseguiu estabelecer inúmeras parcerias e que já conquistou o coração dos portugueses! Podemos ver também imagens de frutas, também retiradas dos pacotes de sumo da Compal, que simbolizam a qualidade a que esta empresa nos habituou nos seus produtos.
No interior da caixa colocamos uma flor, feita de papel e do cartão dos pacotes, como oferta à Mãe Terra, um saquinho de terra biológica, para não nos esquecermos que é um dos principais suportes da vida e dois pacotes com sementinhas que representam a biodiversidade (“Ocimum basilicum”, manjericão de folha larga, planta herbácea aromática e medicinal e a “ Lolium multiflorum”, azevém-italiano, gramínea de origem europeia, que usada como forragem animal aumenta a produção leiteira das vacas e também utilizada como bioindicador para a acumulação de traços de elementos como metais pesados).

Idade dos alunos:

14 / 15 anos (apenas um aluno com 18 anos)