A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

“ A Minha Mãe é uma Flor!”

Como desafio foi-nos proposto construir uma flor com dimensões máximas de 50x50cm, com embalagens da TETRA Pack da Marca Compal. Deverá aparecer em destaque utilização destas embalagens e o selo FSC. O trabalho deve ser predominantemente da cor amarela.”
Abordamos o tema, “Reciclagem e Redução do Impacto Ambiental”. Falamos das questões ambientais, das preocupações atuais em relação ao planeta, a urgência em mudar comportamentos para a construção de um “Planeta mais limpo”. Sensibilizamos para a importância da separação dos resíduos. Estudamos a “chave” da redução do impacto ambiental «5R». Analisamos as embalagens da tetra Pack e o significado do selo FSC, e de, como devemos proceder para a colocação correta dos resíduos no ecoponto amarelo.
Sensibilizou-se para a importância da separação dos resíduos, sua reutilização e reciclagem.
Modo de execução:
Materiais: Embalagem de TETRA PAK/ da Compal, tinta acrílica, cola quente, fios de lã amarela e verde, tesouras, agulhas de lã, papel cavalinho e pincéis.
Para a elaboração do projeto:
Foi apresentado o tema aos alunos. Em seguimento à actividade desenvolvida para a “Janela da Poesia” em que fizemos um estudo sobre diferentes tipos de flores onde foram seleccionadas algumas. Fizemos o desenho e moldes das mesmas em papel cavalinho e foram construídas em cartolina. Para esta actividade optamos por construir a “Estrelícia”.
Abrimos as embalagens e pintamos frente e verso de cor amarela.
A flor é composta por oito pétalas, o caule que segura a flor e duas folhas.
Desenhamos em papel, à escala, os moldes das peças a usar (2 pétalas de formas diferentes, 2 peças para o caule e 2 para as folhas), recortamos.
Passamos as formas das pétalas para a treta Pack, repetimos o processo quatro vezes e recortamos. Repetimos o procedimento para o caule (2 peças) e folhas (2 peças).
Depois de recortar, fizemos um ponto cruzado em fio de lã amarelo à volta das pétalas, e em verde à volta dos caule e folhas.
Agrupamos as pétalas duas a duas e colamos ao primeiro caule, depois colamos o de união de toda a flor.
Colamos as folhas na parte posterior da flor.
Desenhamos as letras em papel quadriculado, (A MÃE É UMA …) passamos para a treta Pack, recortamos.
Colamos com cola quente nos bicos da flor.


O trabalho foi realizado por um grupo de alunos do 6º G e projeto Eco Escolas (Agrupamento de Escolas Carlos Amarante); Escola Básica de Gualtar – Braga, no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica; Educação Visual e Projeto Eco Escolas.

Idade dos alunos:

10 / 11 anos