A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Centro de Bem Estar Infantil de Monte Real (Leiria)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

A atividade “A Minha Mãe é uma flor!” iniciou se com a auscultação às crianças, sobre a vontade de quererem participar. Ficaram entusiasmadas e foram dando sugestões de como gostariam que a flor fosse elaborada. Lembraram se da poesia que aprenderam para a Mãe:
“A minha mãe é uma flor
Que o meu pai escolheu
E eu sou o botão que essa rosa deu”
Com base na poesia, as crianças deram a ideia de se fazer uma flor coração. E disseram também que podiam ser corações grandes médios e pequenos, uma vez que também estávamos a explorar esses conceitos.
Pediu se a colaboração das famílias, caso tivessem em casa embalagens vazias da Compal para mandarem para a escola. Após a recolha das embalagens, desenharam se então corações grandes, médios e pequenos e as crianças recortaram.
De seguida decidiu se desenhar uma flor num cartão (caixa de cartão das bananas) e pintar de amarelo, servindo de base para colar os corações. Começámos por colar os corações grandes, depois os médios e por ultimo os pequenos, formando assim a flor. Uma criança deu a sugestão de que podíamos aproveitar um pau amarelo dos que foram utilizados aquando da árvore de natal amarela, para fazer o caule da flor. Como tínhamos rolhas de cortiça que tinham sobrado da prenda que elaborámos para a dia da mãe, houve uma criança que sugeriu que fosse feita uma abelha com a rolha da cortiça. Pois a explicação foi que “a mãe é doce como o mel, e as abelhas gostam muito de poisar nas flores”.
Colou se um circulo amarelo no centro da flor, onde foram colados os símbolos “tetra pack protege o que é bom” e no meio ainda levou uma rolha amarela.
Desenharam se as letras “ DIA DA MÃE”. Essas letras foram coladas na parte superior da flor, e ao lado colou-se o poema alusivo à mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade.
Os materiais utilizados, foram todos de reciclagem e recuperados, exeto cola e tinta: embalagens de Compal de sumo grandes e pequenas, cartão da caixa das bananas, pau amarelo recuperado da árvore de natal amarela
As crianças colaboraram na execução: a pintar, colar, montar, dar as ideias à medida que o trabalho decorria.
Assim: - A flor foi construída com pacotes de sumo da Compal que as crianças trouxeram de casa.
-O caule da flor foi feito com um pau amarelo, usado para fazer a árvore de natal amarela
- As letras “dia da mãe” foram desenhadas nos pacotes de sumo da Compal e recortadas
- A base da flor foi feita em cartão onde foi desenhada uma flor e depois pintada de amarelo.
-Para a abelha, pintou se uma rolha de cortiça de amarelo, as asas foram feitas com o copo do café.
- O centro da flor, foi feito em cartão e pintado de amarelo, onde se colocaram os símbolos tetra pack e no centro ainda colámos uma rolha de plástico amarela.

Idade dos alunos:

3, 4 e 5 anos