Sim, no dia da mãe
o coração é amarelo

Para quem ama a mãe natureza!

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica de Pinheiro (Felgueiras)

O Coração Amarelo (trabalho final):

O registo do processo de construção do coração:

Detalhe do coração onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

A atividade iniciou-se com o questionar às crianças sobre a sua vontade de participar. Como a proposta foi bem-vinda, a coordenadora leu o regulamento ao grande grupo e começamos a ver os diferentes requisitos obrigatórios e opcionais do concurso. Começamos por dialogar sobre os diferentes materiais a utilizar e concluiu-se que podíamos aproveitar os pacotes da compal usados em casa e reutiliza-los na construção do nosso coração. Tínhamos uns materiais que nos arranjaram de uma fábrica, (tecidos; placas de plástico das formas dos sapatos) e aproveitamos uma placa branca para fazer o coração que forramos com tecido amarelo reciclado das amostras da fábrica. Depois foram lançadas as ideias do que se iria fazer: fazer flores de embalagens da compal, inventar frases bonitas para a mãe, fazer um poema que elas merecem e formar com as flores um coração, onde se colaram os símbolos “tetra pack protege o que é bom”. Também se construiu e colou palavra “MÃE”, com palhinhas reaproveitadas do leite escolar. Com as frases que o grande grupo disse, formamos poemas, que colamos espalhados pelo coração amarelo alusivo à mãe.
Os materiais utilizados, tirando a cola, foram todos de reciclagem e recuperados: embalagens de compal de sumo pequenas e grandes ; tecido reciclado, placa de plástico branca reciclada.
As crianças colaboraram na execução: a colar, a montar, a construir frases e posteriormente um poema alusivo à mãe e a dar ideias à medida que o trabalho decorria.
Assim:
O coração foi construído com pacotes de sumo, usados para fazer flores recortadas e colado com tampinhas de plástico amarelo das garrafas de água.
As letras da palavra mãe foram elaboradas com palhinhas brancas dos pacotes de leite escolar que os alunos bebem diariamente.
A base do coração foi uma placa branca que forramos com tecido amarelo reciclado das amostras da fábrica.

Idade dos alunos:

Idade dos alunos: Crianças do pré-escolar de 3 a 6 anos. Crianças de 1º ciclo dos 7 aos 9 anos