A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz- 1º escalão, com o objetivo de promover a reciclagem e a criatividade. Utilizando embalagens da Compal, os alunos criaram uma flor como símbolo de sustentabilidade, respeito pelo meio ambiente e pela Mãe TERRA.
Materiais Utilizados
• Embalagens vazias da Compal (sumos e néctares)
• Tesouras
• Cola quente
• Tintas acrílicas
• Pincéis
Passo a Passo da Execução
Recolha das Embalagens:
• Os alunos foram incentivados a trazer embalagens vazias de sumos da Compal de casa. Este processo envolveu toda a comunidade escolar, sensibilizando para a importância da reciclagem.
Limpeza e Preparação:
• As embalagens foram cuidadosamente lavadas e secas para garantir que não havia resíduos de líquidos.
Desmontagem das Embalagens:
• Utilizando tesouras, os alunos abriram as embalagens de forma a retirar a parte superior onde se situa a tampa.
Corte das Pétalas:
• Desenhou-se uma flor gigante em cartão e as embalagens foram coladas na forma de pétalas.
• flores com cola quente. Se necessário, fita adesiva foi usada para reforçar a fixação.
Detalhes e Acabamentos:
• Os alunos optaram por pintar o interior das pétalas com tintas acrílicas para dar cor às flores.
Conclusão
O projeto foi um sucesso e teve um impacto positivo na comunidade escolar. A flor foi exposta no hall da escola, criando um ambiente colorido e sustentável. Este exercício não só reforçou a importância da reciclagem, mas também estimulou a criatividade e o trabalho em equipa entre os alunos. A reutilização das embalagens da Compal demonstrou que materiais descartáveis podem ser transformados em arte, promovendo uma consciência ambiental mais sólida entre os jovens e nas suas famílias.

Idade dos alunos:

Os alunos que participaram neste trabalho têm entre 6 e 10 anos.