Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
As crianças cortaram tiras de pacotes de sumo para fazer as pétalas.
Colámos as tiras dos pacotes de sumo para fazer as pétalas.
Colámos as tampas dos pacotes de sumo no suporte do trabalho.
A flor foi realizada pelas 18 crianças do grupo dos 4/5 anos do Centro Infantil da Gafanha da Nazaré (Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo). Começámos por pedir às crianças e aos pais que trouxessem embalagens de sumo da marca Compal. De seguida, todas as embalagens selecionadas foram devidamente lavadas e preparadas para darmos início à atividade. Primeiro dialogámos acerca da importância da separação das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo. Depois as crianças decidiram como queriam fazer a flor: a flor tinha de ter um caule, as pétalas, as folhas e até um vaso. A nossa flor foi elaborada com os pacotes de sumo e as próprias tampas. O caule é dois pacotes pequenos. para fazer as pétalas, as crianças cortaram os pacotes em tiras e também um círculo para o centro da flor. Depois colaram com cola quente. Para fazer as folhas, as crianças lembraram-se de colar tampas dos pacotes porque tínhamos algumas verdes. Para fazer o vaso cortaram um pacote a meio. Por fim, cortaram um pacote e abriram-no para fazer de suporte. Neste suporte, colámos palavras que simbolizavam o sentimento que sentem pelas suas mães (meiga, corajosa, engraçada, linda e amiga) e outras palavras que representam a importância da reciclagem para a sustentabilidade (reciclar, reutilizar, reduzir, repensar e recusar). Para além das palavras, achámos que ficava bem colar umas tampas vermelhas no suporte com o selo da Tetra Pak.
os intervenientes deste processo foram as crianças, os encarregados de educação e a equipa pedagógica.
4 e 5 anos