A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

No âmbito do projeto Eco escolas, a turma A1 do 1º ano, com 19 alunos e idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, do Centro Escolar da Saldida, sob a orientação da professora titular de turma, participou no desafio "A minha Mãe é uma Flor! Para quem Ama a Mãe Natureza", no âmbito da comemoração do Dia da Mãe, em parceria com a Tetra Pak e a Compal. Este desafio consistiu na construção de uma flor de cor predominante amarela e com a utilização das embalagens Tetra Pak da marca Compal. Promoveu-se a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, a criatividade, a Cidadania e a Educação Artística.
Os alunos começaram o desafio, com a visualização de vários tipos de flores, tendo sido especialmente chamados à atenção para as suas formas e cores. Foram efetuados desenhos de diferentes flores. Posteriormente, foram convidados a selecionar nas embalagens de sumo Compal, as partes de cores predominantes amarelas, tendo sempre presente, a importância de cuidar do meio ambiente, explorando conceitos de reciclagem e sustentabilidade, tentando compreender que pequenas ações individuais podem ter impactos muito benéficos no nosso Planeta e que devem desde cedo ser colaborantes na mudança e preservação do meio ambiente.
Após a seleção das embalagens amarelas, recortaram-se as partes em pequenos pedaços que se colaram em folhas de papel cavalinho. Depois de seco, os alunos fizeram moldes das suas próprias mãos e contornaram na folha dos pedaços amarelos, recortando assim várias mãos que serviram para representar as pétalas da flor. Para o centro, os alunos selecionaram nas embalagens as zonas de cor verde e cortaram pequenas tiras, que foram depois enroladas. Todas as partes foram coladas com cola quente num rolo de papel, que serviu de suporte aos elementos constituintes da flor. Por fim, para representar o caule, colou-se uma embalagem Compal cortada a meio. Toda a construção da flor foi planeada de acordo com as dimensões estabelecidas no regulamento.
Os alunos desenvolveram e trabalharam este projeto em equipa, colaboraram ativamente com criatividade nas diferentes fases do desafio, provando que é possível transformar materiais simples em obras de arte como esta flor muito especial, para a celebração do Dia da Mãe e para quem ama a Mãe Natureza.

Idade dos alunos:

6 / 7 anos