Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
No âmbito da temática sobre a sustentabilidade/resíduos, trabalhado nas turmas do 2º ciclo, aos alunos de quatro turmas do 6º ano, na disciplina de Oficina de Ciência Viva, foi lançado o desafio “A minha mãe é uma flor”. O desafio consistiu na construção de uma flor com reutilização de embalagens da Compal/Tetra Pak.
Cada turma planificou o trabalho a desenvolver:
1º Elaboração de um cartaz de divulgação e pedido de recolha das embalagens da Compal e da Tetra Pak e afixação do cartaz em vários locais da escola acompanhado de sacos amarelos para a respetiva recolha. Esta recolha foi feita ao longo de 2 semanas.
2º Tratamento (lavar e secar) das embalagens da Compal da Tetra Pak que foram recolhidas.
3º Cada aluno ficou responsável por recortar 3 embalagens na forma de pétala com formatos diferentes, tendo o cuidado de deixar visível os símbolos da Compal e Tetra Pak.
5º Na aula seguinte usando como base de montagem uma bola feita de meias em fim de vida e forrada com os sacos amarelos usados na recolha das embalagens.
6º A montagens foi feita com recurso a cola quente e rolos de cartão reutilizados.
Foi feita uma exposição com todos os trabalhos realizados e aberto um concurso a toda a comunidade escolar para a seleção da flor que irá representar a escola. Na for selecionada, o conjunto das diversas partes da flor, pretende evidenciar uma inflorescência, representando assim todas as valências que o papel de uma mãe representa. Destacam-se ainda alguns pormenores, como por exemplo, a palavra mãe, construída com as letras que constam nas embalagens da Compal e o coração.
É de salientar que cada aluno construiu uma flor, com os mesmos materiais, com a finalidade de oferecer à sua mãe no dia da mãe.
11 e 12 anos