Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
A minha Mãe é uma Flor!
Para quem Ama a Mãe Natureza
Este desafio, promovido pela Compal e pela Tetra Pak, pretende incutir, desde cedo, hábitos de separação de resíduos articulando a temática do Ambiente com a Escrita, de modo a contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis. Contudo o desafio tem outros objetivos subjacentes, nomeadamente, fomentar a correta separação e reciclagem de resíduos, estimular a criatividade, a estética utilitária e promover a escrita de poemas ou slogans, de acordo com um regulamento.
As exigências para a elaboração deste trabalho foram as seguintes:
1. A flor a concurso deverá ser construída com embalagens da Tetra Pak da marca Compal, identificadas com o seguinte selo: (Tetra Pak - Protege o que é bom) da marca Compal.
2. Podem ser utilizados materiais complementares como colas, tintas, cordéis, arame, ou outros (preferencialmente reutilizados).
3. Deve aparecer em destaque na flor, a utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e a cor predominantemente amarela.
4. As dimensões da flor não devem ultrapassar os 50cm de largura e 50cm de altura.
5. O trabalho deve transmitir de forma implícita e/ou explicita as mensagens inerentes ao Dia da Mãe e ao contributo da reciclagem para a sustentabilidade.
Metodologia e intervenientes
A professora coordenadora do Eco-escolas lançou o desafio que foi aceite por duas professoras de Ciências, com as suas 3 turmas, do 2º ciclo. Depois de analisado o regulamento em sala de aula, os alunos elaboraram o esboço do trabalho. Em casa, os alunos elaboraram o projeto do trabalho e recolheram os materiais necessários, com a ajuda dos familiares, lavaram e cortaram as embalagens. Separaram os símbolos necessários que guardaram em pequenos saquinhos. Foi divulgada no classroom a rubrica para a execução do trabalho de projeto na aula. A mensagem foi realizada na aula de português, ou com o apoio dos docentes de Cidadania, ou ainda dos projetos da biblioteca: “Escola a ler” e “Clube SER “. Depois de finalizados, os trabalhos de cada turma foram entregues e avaliados. No final, todos foram expostos. A seleção do trabalho a concurso coube aos professores da equipa Eco-Escolas e aos alunos.
Materiais utilizados
● Embalagens Tetra Pak da Marca Compal grande e pequena, predominantemente da cor amarela;
● Restos de esponja;
● Restos de tecidos predominantemente amarelo
● Restos de cartolina rosa, lilás, azul e amarela;
● Cartão;
● Papéis coloridos usados;
● 3 paus de espetadas;
● Verso de folhas de papel usado;
● Botões formato de pérola;
● Fita de cetim amarela;
● Cola;
● Lapiseira prateada, estragada;
● Tinta amarela
● Lápis, esferográfica, borracha e tesoura.
O autor do trabalho selecionado para este concurso foi:
Pedro Silva, nº 19, do 5º RC
Considerações finais do trabalho
Os alunos adoraram fazer este trabalho, porque, tiveram oportunidade de ajudar o ambiente e criar um presente original e pessoal para oferecer à Mãe.
É sempre bom envolver os alunos em desafios que fomentam boas práticas ecológicas e de sustentabilidade ambiental.
Na elaboração deste trabalho, os alunos articularam a disciplina de Ciências, com Português, Cidadania, o programa Eco-Escolas e os clubes da biblioteca, para além de relembrar conhecimentos e técnicas adquiridas em EVT.
Sendo o objetivo principal deste trabalho, não poderíamos ter deixado de refletir na aplicação da regra dos 3R’s, ou seja, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Neste sentido, de modo a evitar a produção de mais lixo, os alunos usaram a sua criatividade e aproveitaram materiais cujo destino seria o contentor do lixo.
POEMA
Mãe, para este trabalho, inspirei-me no teu exemplo de não discriminação e, ajudando a natureza, promovi a reciclagem e reutilização! Simbolizando os teus filhos diferentes, usei flores de cores e formatos diferentes na decoração. Tu, tal como a natureza, a todos acarinhas e dás proteção!
10 a 12 anos