Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
O desafio "A minha Mãe é uma flor" foi lançado a um grupo de pessoas com deficiência da área das artes criativas do CACI Camacha, onde após reflexão sobre o tema foi decidido que deveríamos construir uma rosa com a figura feminina que simboliza-se a Mãe.
Após o processo de diálogo e consenso sobre a peça que se iria criar, passou-se para a fase de recolha das embalagens de Compal, sua limpeza e recorte.
Todo o processo de criação passou inicialmente, pela fase exploratória de manuseamento e moldagem dos materiais, posteriormente foram cortadas as embalagens em forma de pétalas para criação da rosa - flor, também foram cortadas das embalagens diversos retângulos de vários tamanhos, onde tivemos atenção em recortar as partes predominantemente amarelas para a criação da silhueta da figura humana, representativa da MÃE.
Para além desta tarefa, foi desenhado o rosto e mão de uma mulher, a qual foi trabalhada com técnica da aplicação da casca de ovo.
Nesta peça pretendemos visualizar uma dualidade onde conseguimos ver representado para além da rosa -flor (seu caule, folha e flor) também mostra-nos a figura maternal (cabelo, rosto e mão) silhueta esta representativa da figura da mãe.
Esta obra pretende alertar para a figura humana da Mãe protetora, amiga e de amor incondicional, bem como a figura da Mãe Natureza centro de vida, elemento primordial de todo o ser vivo que abraça e protege todos os elementos que a rodeiam.
Para a criação desta obra, podemos salientar a utilização dos seguintes materiais reutilizados: embalagens da Compal, casca de ovo, cartão, tronco de madeira e cola quente.
20 a 57 anos