Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
A minha mãe é uma flor
No âmbito da proposta de construção da Flor para o desafio lançado pela ABAAE/ COMPAL e atendendo a que no bar na nossa escola são consumidas regularmente embalagens de sumo da marca Compal, propusemos aos alunos, no início de maio, que começassem a guardar as embalagens para as reutilizarmos posteriormente numa tarefa enquadrada no tema Resíduos do projeto do Eco -Escolas.
A atividade de construção da Flor decorreu no átrio do bloco B da escola, nos intervalos da manhã de dois dias consecutivos. Em duas mesas foram recortadas as embalagens, adicionados outros materiais naturais e alguns que foram reaproveitados de outros ateliês já realizados.
Participaram no processo alunos dos vários níveis de ensino, professores e auxiliares de ação educativa.
Durante a realização da atividade, os alunos tinham à sua disposição um pacote de sumo da Compal e uns bolinhos, o que também fomentou a partilha e o convívio entre todos.
Resultou um trabalho triplo (um ramo, um quadro e um cesto) que representa um presente para a MÃE, que é uma FLOR, tal como a mãe TERRA, lema da campanha.
O trabalho ficou exposto na escola durante essa semana, que coincidiu com atividades do Dia Mundial da Biodiversidade.
A realização deste trabalho proporcionou a sensibilização para o tema dos Resíduos, a construção de um presente para homenagear a nossa MÃE e também a mãe TERRA, que nos brinda com maravilhosas e variadas flores.
Com esta atividade fomentou-se a criatividade, proporcionou-se o convívio entre a comunidade escolar e cada um tomou consciência da importância da sua pegada ecológica e do respeito pelo planeta Terra.
13 a 17 anos