Escola: Escola EB1/JI Casal dos Apréstimos
 
                                
                            EB1 - BECRE, Casal dos Apréstimos 
Ramada-Odivelas 
Memória Descritiva do trabalho - «Intervenientes, materiais e metodologia seguida».
 	  Foi publicitado o concurso, “ Sim, no Dia da Mãe o Coração é Amarelo” oralmente nas salas de aula e pela exposição do regulamento do mesmo, no placard interior da BECRE. A possibilidade de participação dos alunos, em frequência dos tempos livres durante 2 semanas e das 13h às 14h.
 	Durante alguns dias os alunos trouxeram vários pacotes de leite e sumos da Tetra Pak .
 	Devido a não haver alunos fixos nem limite no número de participantes (a frequência dos tempos livres na BECRE e os trabalhos de projetos não são  obrigatórios, por isso quem quer participa) foi necessário esquematizar e regulamentar o trabalho no seu aspeto gráfico e no uso de materiais:
	Cartão
	Cartolina
	Embalagens Tetra Pak de leite e sumo
	Rolo papel higiénico
	Corda
	Ráfia
	Cola, fita-cola, …
	Livros ambientais de temáticos resíduos (consulta).
 	A primeira imagem do coração proposta pela PB Gracinda foi alterada por sugestão dos dois primeiros alunos que aderiram ao concurso. Modificada para melhor, no entender dos mesmos -  Constança de 2º Ano A, Docente Leonor e Mateus Mestre de 3º ano C, Docente Adelaide. 
Aparece um coração amarelo e no seu interior um outro, mais pequeno, que no entender dos alunos seria “ o coração do filho”.
 	Em conversa orientada (pela PB  Gracinda) os alunos chegaram à conclusão que seria engraçado fazer “O Filho” e, assim, colocaram “mãos à obra” que é como quem diz “mãos no recorte e na cola” . Nasceu um boneco feito de recortes de pacotes de sumo de laranja (Tetra Pak) com o selo das embalagens nos olhos e um sorriso maroto.
Outros alunos se juntaram. 
	Flávia de 3º ano D – Docente Verónica
	Teresa de 3º ano D 
	João Lourenço de 3º ano D 
	Pedro Rebelo de 4º ano A - Docente Rosário 
	Beatriz Henriques de 4º ano C – Docente Constança 
	Francisca de 4º ano C 
 	Gostaram do trabalho já elaborado e foram opinando  entre eles. Decidiram  modificá-lo  e complementá-lo  com alguns pormenores, tais como uma corda simbolizando a ligação de «filho - Mãe - educação ambiental» . Uma   laranja representativa de uma Vida Saudável. 
Fica a nossa mensagem para o Dia da Mãe : 
“ No coração da Mãe cabe o seu filho e a educação ambiental; é na ligação em escada que se fortalece, saudavelmente, a Vida”.