A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola EB 2,3 Delfim Santos (Lisboa)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

Memória descritiva:

A elaboração da atividade de construção de uma flor no âmbito do concurso “A minha mãe é uma flor! Para quem ama a mãe natureza!”, do projeto Eco-Escolas foi lançado aos alunos da Unidade de Suporte à Aprendizagem e Inclusão da Escola Básica 2,3 Professor Delfim Santos, como forma de sensibilizar os mesmos para a reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Esta iniciativa tem como objetivo a promoção do trabalho de equipa, desenvolvimento do espírito de inter-ajuda, estimulação da criatividade, desenvolvimento da motricidade fina e diversas habilidades motoras.

MATERIAIS USADOS:
- Embalagens e tampas tetra-pack da marca Compal
- Tintas
- Areia
- Cola
- Ripa de madeira
- Papel, canetas de feltro e lápis de carvão

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
Numa primeira fase, foram dadas aos alunos várias imagens de flores, na qual eles escolheram o girassol. De seguida foram fornecidas as embalagens de tetra-pack já abertas, juntamente com um molde das pétalas do girassol, que os alunos usaram para desenhar e recortar. Procedeu-se à montagem e colagem das pétalas.
De seguida, os alunos pintaram as tampas com tinta castanha para fazer o centro do girassol, e a ripa de madeira com a cor verde. A base para suster o girassol, foi elaborada com uma embalagem de tetra-pack, cheia com areia. Depois de concluída a montagem do girassol, os alunos escreveram pequenas frases alusivas ao dia da mãe, que foram colocadas nas pétalas a ornamentar a flor.

Os alunos estiveram muito motivados na elaboração do projeto, tendo cada um deles, dentro das suas capacidades, contribuído na sua execução.

Idade dos alunos:

11-14 anos