Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
O trabalho foi elaborado por um aluno do 8° ano e três alunos do 10° ano, curso profissional, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos de idade; são alunos que beneficiam de medidas educativas de apoio à inclusão.
Foram usados materiais à "beira do fim", prontos para irem para o lixo para serem reciclados e como tal, resolvemos dar-lhes uma nova vida: cartão das embalagens que entregam na escola, sobras de cartolinas preta e amarela; embalagens de sumo compal dos alunos ou recolhidas na escola pelos alunos no contentor do concurso Separa e Ganha Amarelo.
Vários objetivos foram atingidos: trabalhar em equipa com alunos com vivências nem sempre felizes na inserção em meio escolar, debatendo cada passo do processo de criação, decidindo o que fazer, quem fazer o quê (respeitando as características de cada um, as suas capacidades), responsabilizando-se por iniciar e levar até ao fim um projeto; sensibilizar os alunos para a recolha seletiva dos resíduos sólidos urbanos; desenvolver nos alunos a sensibilidade estética e o gosto pela poesia.
Passos da elaboração da flor:apresentação e discussão do projeto decidindo os alunos que queriam construir um quadro que pudesse ser oferecido à mãe; 1° Recolha das embalagens de sumo da Compal;2° Escolha dos moldes para as pétalas;.3° Contorno das pétalas, usando os moldes, nas diversas embalagens.4° Identificação e recorte do símbolo da Tetra Pak e das pétalas, das embalagens; 5° Colagem das pétalas com a utilização de cola quente e molas para fazer pressão; 6° Recorte de um círculo desenhado em cartolina amarela para colar os símbolos da Tetra Pak com cola quente; 7° Utilização de tinta amarela em spray para pintar a flor; 8° Recorte de um quadrado em cartolina preta e em cartão; 9° Escrita de uma estrofe do poema de Mário Quintana "MÃE" em volta do quadrado em cartolina preta, servindo como moldura ; 10° Colagem da cartolina ao cartão com a cola quente; 11° Colagem da flor na cartolina preta, utilizando a cola quente.
14 a 17