Escola: Centro Educ. Navarro de Paiva

O coração dos corações, Amor perfeito. É feita a montagem de pequenos recortes em forma de pequenos corações, utilizando o reverso das embalagens Tetra Pak.
Auto estima na criatividade. Cada uma dá o seu contributo na elaboração da árvore, uma cola, outra recorta..
Amar a perfeição. Mais um contributo para a obra ficar perfeita, uma aluna pinta as figuras com muita dedicação.
O mundo universal. A aluna pinta o mundo, tal como o amor de mãe é universal.
Amor recíproco. A obra está completa. A mãe com o se amor protege a criança ensinando-a a respeitar o ambiente e o mundo por sua vez protege a criança dando-lhe um ambiente saudável para ela crescer.
Um mundo protegido. Foi destacada uma imagem do selo da Tetra Pak- Protege o que é bom, mensagem que contribui para nos alertar para a importância da reciclagem na sustentabilidade do planeta.
“Sim no dia da Mãe o coração é amarelo !”
- Centro Educativo Navarro de Paiva -
Durante uma das reuniões de Conselho Eco-Escolas no Centro Educativo Navarro de Paiva, foi solicitado o apoio do Projecto “Animação em Acção” na construção do Coração, com os jovens.
Ao lançarmos este desafio a todos os jovens do Centro Educativo, rapazes e raparigas (das três Unidades Residenciais) demonstraram interesse em participar.
Desde logo se organizaram jovens e funcionários no sentido de se distribuir tarefas: recolha das embalagens utilizadas no refeitório e nos lanches,lavagem das embalagens, construção dos vários elementos...
Entre os jovens, foram debatidas várias possibilidades.
Deste processo surgiu a ideia de construir um coração-árvore, colocado sobre o mundo que transmitisse a ideia da responsabilidade pela vida do planeta e das gerações vindouras e a representação dos vários ecopontos através das cores da roupa das figuras representadas (mãe e filho).
A construção partiu de um coração feito com plástico reciclado de lojas de roupa da baixa lisboeta e uma base de madeira, esses elementos foram cobertos de forma a darem origem á arvore coração, todos os elementos visíveis foram recortados de embalagens, Após o processo de montagem dos diferentes componentes, optámos por pintar todos os elementos. Por uma questão estética e também para ir de encontro ao solicitado.
Não é possível expor fotografias com identificação dos intervenientes, nem se podem especificar os nomes dos mesmos, devido às características inerentes ao Centro Educativo.
Finalmente, o nosso intuito é expor o trabalho, em espaços públicos do centro Educativo, visto que todos estão bastante orgulhosos do trabalho realizado.
E também fazermos ateliers de presentes reciclados/reutilizados (um pouco no seguimento do que já costumamos fazer) mas com base na ideia do coração para o Dia da Mãe, pois uma das grandes motivações dos Jovens do Centro é a criação de prendas para os familiares.
É, sem dúvida, uma actividade a repetir!
Lisboa, 24 de Abril de 2013