A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

Desafio “A minha Mãe é uma Flor! Para quem ama a Mãe Natureza”

Intervenientes:
Este trabalho foi realizado por um grupo de 6 alunos que integra a turma D do Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal (Escola de Ensino Especial), com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, apoiados pelas duas professoras da sala e pelas duas auxiliares da ação educativa afetas à sala. Foram também intervenientes neste processo os encarregados de educação e os elementos da comunidade educativa que forneceram as embalagens.
Materiais:
Para a execução deste trabalho (uma flor) foram utilizados os seguintes materiais: embalagens de sumo da Tetra Pak da marca compal, dos lados exterior e interior, tesoura, cola quente, tubo de cartão, molde (caixa de cartão em forma de coração), uma tampa de plástico e um garrafão de vidro reutilizado que serviu de suporte à flor.
Processo de construção:
No embalo da comemoração do Dia da Mãe, foi pedido aos alunos que dissessem uma frase sobre as respectivas mães. De entre as frases que surgiram (A minha mãe é linda!; A minha mãe é minha!; A minha mãe é amiga!...) foi mencionada a frase “A minha mãe é uma rosa!”. Esta foi a frase que serviu de mote para a construção da nossa flor, que, de acordo com a sugestão dos alunos, tinha de ser “bonita, colorida e grande”. Pedimos aos alunos que trouxessem de casa uma embalagem de sumo compal vazia e alargámos o pedido à comunidade educativa.
Reunimos as embalagens e distribuímos as tarefas, de acordo com as competências de cada aluno. As embalagens foram abertas, lavadas e preparadas para, com a ajuda de um molde em forma de coração, os alunos desenharem as pétalas da flor. Depois de recortadas, iniciou-se a montagem da flor, colando umas pétalas sobre as outras. O centro da flor (estigma) foi construído com uma tira da embalagem, usando o lado interno da mesma, recortada em forma de franja e colada à volta de uma tampa de plástico, sobre a qual se destaca o símbolo da Tetra Pak. O caule foi construído com um tubo de cartão, forrado com tiras recortadas das embalagens. Para as folhas, também foi aproveitado o lado metalizado dos pacotes, para dar um fundo neutro, de forma a realçar os símbolos Tetra Pak e as frases.
As mensagens, propositadamente em forma de verso porque o Dia da Mãe rima bem com poesia, têm o propósito de enaltecer a importância dos afetos (o amor entre mãe e filho) e o papel da mãe (família) na promoção da educação ambiental, em prol de um futuro mais sustentável.
Depois de terminada, a nossa Flor foi exposta na entrada da escola, com o objetivo de sensibilizar para a reutilização de materiais, contribuindo assim para reduzir a poluição.

Idade dos alunos:

Entre os 9 e os 16 anos.