A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

No âmbito da comemoração do Dia da Mãe, os alunos da Unidade de Apoio Especializado abraçaram o desafio proposto pela Equipa do Programa Eco-Escolas, tendo iniciado de imediato a recolha de embalagens Tetra Pak da Marca Compal, tamanho grande e pequena, predominantemente da cor amarela.
Como introdução, foi abordada a constituição da flor A partir de um molde, foram recortadas quinze pétalas, que permitiram criar a corola da flor, tendo sido aproveitados ainda restos de papel crepe de cor amarelo para representar os estames. Quanto ao pedúnculo e às folhas, foram aproveitadas garrafas de plástico pet, de cor verde, que foram enroladas e recortadas, respetivamente.
De seguida, os alunos procederam à identificação e ao recorte do selo “Tetra Pak - Protege o que é bom”, colando os selos para uma maior destaque para o incentivo à proteção do meio ambiente.
Finalmente, com a reutilização de papelão, foram recortadas duas folhas, nas quais foi escrita uma mensagem subordinada ao Dia da Mãe, estabelecendo um paralelismo com a importância da Mãe Natureza, ou seja, “A minha mãe (Natureza) é uma flor!“, sendo imprescindível o contributo da reciclagem para mantê-la mais sustentável.

Idade dos alunos:

entre 10 e 14 anos