Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Os alunos do 1.ºB e do jardim de infância da sala C do Centro Escolar Centro do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, num total de 42 alunos, articularam para a construção de uma flor.
As docentes deram conhecimento do projecto às famílias dos alunos e solicitaram a colaboração, através do envio das embalagens vazias.
Sendo consensual que o coração é o melhor símbolo para a mãe, as pétalas foram cortadas nessa forma. Como a colaboração das famílias foi grande, conseguiu-se escolher as partes amarelas para as pétalas e formar um padrão AB (uma embalagem de laranja, uma de pêssego e assim, sucessivamente), desenvolvendo conceitos matemáticos. Por outro lado, aproveitaram-se as restantes embalagens para usar a parte de dentro, a cinzenta, para fazer pétalas ligeiramente maiores, a fim de realçar as pétalas coloridas.
No centro, tal como a mãe é o núcleo da família, foi colada a palavra Mãe, com recortes das embalagens, bem como os corações.
Foram ainda exploradas as formas geométricas, nomeadamente o círculo e o triângulo, bem como tamanhos, contagens e números.
Na área do Português foi solicitado aos alunos o corte da consoante “M” e das vogais “a” e “e” e feita a divisão silábica da palavra mãe.
Na área do estudo do meio, e, porque era o “Dia da Abelha” no dia da conclusão do trabalho final, os alunos referiram a importância das flores e das abelhas. Por fim, foi feita a degustação de mel.
entre 3 e 7 anos