Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
O Projeto foi desenvolvido no centro de apoio à aprendizagem com alunos que beneficiam de Medidas Educativas de Apoio à Inclusão.
Contou com a colaboração da professora de educação especial e das duas assistentes operacionais que apoiam a sala.
Começamos o projeto com a recolha das embalagens, pedindo a colaboração de várias turmas da escola na recolha das mesmas. Estas eram embalagens provenientes dos lanches dos alunos.
Todas as embalagens selecionadas foram devidamente lavadas e preparadas para darmos início à atividade.
Os alunos envolvidos no projeto decidiram como iriam construir a flor.
Construímos um círculo em cartão e nas embalagens espalmadas
desenharam -se semi - círculos que as crianças recortaram, formado depois pequenos cones, com a ajuda de agrafos.
Fizemos a montagem no círculo de cartão, colando com cola quente os diversos cones, ou seja, as pétalas da flor.
No final decidiu-se fazer uma abelha, importante no nosso ecossistema, pois a abelha precisa das flores, assim com as crianças precisam do amor da sua MÃE.
Dialogámos sobre a proteção do nosso ambiente, salientando a reciclagem e a importância da separação das embalagens da Tetra Pak no ecoponto amarelo.
A nossa Flor encontra-se exposta na entrada da escola, com o objetivo de sensibilizar os alunos e suas famílias para a reutilização de materiais, contribuindo assim para a sustentabilidade do nosso planeta.
Idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos de idade.