Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo
Este desafio da Tetra Pak / Compal veio entusiasmar os alunos do primeiro ano para a reutilização de materiais, na construção de uma flor amarela, alusiva ao amor de mãe e ao respeito pela mãe Natureza.
Foi pedida a colaboração dos pais/encarregados de educação na recolha das embalagens Tetra Pak | Compal.
Foram ouvidas as sugestões dos alunos e realizada uma pesquisa sobre espécies endémicas, com flores amarelas, da ilha da Madeira. A escolha foi sobre o «Bafo-de-boi» (Ranunculus cortusifoliusa), que tem flores amarelas grandes, brilhantes e douradas, que atingem até cinco centímetros de diâmetro. Para além disso, florescem de março até pelo menos maio. A ideia da flor foi transformada numa flor-chapéu, que possibilitaria a mãe passear no meio das flores ou fazendo percursos pedestres (as levadas da Madeira), estando bem protegida dos raios do sol.
Este trabalho foi realizado com embalagens apenas da Tetra Pak | Compal. Os materiais utilizados foram embalagens da Tetra Pak | Compal, tinta amarela, purpurinas amarelas, agrafos e fita de esponja de dupla face. Ao longo do trabalho podemos ver, claramente, os símbolos da Tetra Pak e da Compal.
Primeiramente, os alunos recortaram tiras das embalagens de Compal, para a base do chapéu-flor e depois as pétalas, que seriam as abas. Seguiram-se flores e corações, pintados com amarelo e coladas purpurinas amarelas. Alguns elementos foram agrafados e outros foram colados com fita de esponja de dupla face, para haver um maior realce das flores e corações. Por fim, foram recortados os símbolos da Tetra Pak, que abrilhantaram a flor. Para finalizar, foram recortados corações, simbolizando o amor pela sua mãe, sendo a professora, no centro da foto, o símbolo da mãe, que ensina, protege e ama.
Este desafio foi realizado ao longo de algumas efemérides, celebradas na escola, importantes para cada mãe e para a mãe Natureza: celebração do Dia da Mãe, (cinco de maio) e celebração do Dia Eco-Escolas / Dia da Família (quinze de maio).
Os alunos do primeiro ano têm seis e sete anos.