A minha Mãe é uma Flor!

Para quem Ama a Mãe Natureza

Trabalho a concurso

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Escola Básica e Secundária Dr. Hernâni Cidade (Redondo)

A Flor Amarela (trabalho final):

O registo do processo de construção da Flor:

Detalhe da Flor onde seja visível uma embalagem Compal e o respetivo selo da Tetra Pak:

A turma/grupo com a Flor Amarela (opcional):

Memória descritiva:

Nota introdutória

No âmbito deste projeto “A minha mãe é uma flor”, o grupo de alunos com o apoio dos professores e auxiliares do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) propuseram-se a dar resposta ao desafio lançado pela coordenadora da Eco-Escolas.
O CAA é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências do Agrupamento e constitui uma resposta organizativa de apoio à inclusão das crianças e jovens.
Em colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, o CAA tem como rotina o desenvolvimento de atividades diversificadas motivando maioritariamente para a importância da reciclagem.

Materiais utilizados

Os materiais utilizados na elaboração da flor foram embalagens Tetra Pak da marca Compal, cola quente, tesoura e papel.

Metodologia

Iniciámos este projeto com a recolha de embalagens de sumo Compal. Para a recolha das embalagens decorámos uma caixa de cartão com o título “Compal” e colocámos um saco do lixo dentro da caixa. Esta caixa foi colocada no bar da escola e pedimos a colaboração de toda a comunidade escolar para o depósito das embalagens. Após a recolha das embalagens, os alunos do CAA lavaram-nas e secaram-nas. Posteriormente, recortaram-se as peças necessárias para a construção da flor, a partir dos moldes realizados previamente. Utilizando cola quente procedeu-se à montagem da flor com as peças recortadas.

Intervenientes

Em todo o processo de realização do trabalho colaboraram os alunos do CAA, as professoras afetas a esta sala e as auxiliares.
O grupo de alunos é bastante heterogéneo, constituído por crianças e jovens dos vários níveis de ensino ( 2º, 3º ciclos e secundário), apresentando problemáticas díspares. Estes alunos estão incluídos nas turmas de origem e, por isso, não se encontram no CAA em simultâneo. No entanto, todos participaram neste projeto com entusiasmo e alegria.

Idade dos alunos:

10 anos a 18 anos