Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)
Os alunos de Educação Especial da Escola Secundária de Casquilhos, que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem, foram estimulados pelas suas professoras, a entrar neste desafio. Sendo o tema “A minha Mãe é uma Flor! Para quem Ama a Mãe Natureza.”
Os alunos planificaram a flor partindo do mote, transformar a árvore amarela elaborada no Natal. Assim, foram reaproveitadas as embalagens utilizadas no trabalho do “Natal Amarelo”, com o qual os alunos participaram em outra iniciativa da Eco-Escolas ABAAE, na construção da flor. Revestiram o caule cuja base eram garrafas plásticas com pedaços de papel crepe castanho, pintaram, novamente, as embalagens para dar cor amarela às pétalas. Através de dobragem de embalagens fizeram folhas que também pintaram com tinta acrílica de cor verde. Usaram o símbolo da palavra Compal para representar o gineceu (órgão reprodutor feminino das plantas).
A base é de cartão, a mesma do projeto anterior, foi pintado com tinta acrílica em tom castanho, decorado com pintas verde e amarelo. Usaram flores de papel crepe, que tinham sobrado das prendas que os alunos fizeram para oferecer às suas mães, às quais colaram tampas Compal e o símbolo da TetraPack para representar o gineceu. Por fim recortaram letras, que desenharam nas embalagens do sumo Compal de forma a construir a frase “MAE ÉS UMA…” e colaram-na na base.
A sua emoção, criatividade e empenho foi uma mais-valia na concretização deste projeto estimulando os alunos para a redução, reutilização e reciclagem de embalagens, assim como para aprendizagens múltiplas em várias áreas do conhecimento.
15 e 19 anos